! Lutador armênio obtém naturalização e deve defender o Brasil na Rio-16 - 02/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Lutador armênio obtém naturalização e deve defender o Brasil na Rio-16

Fabio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A agonia do lutador armênio Eduard Soghomonyan acabou. Depois de mais de um ano de espera, ele enfim teve seu processo de naturalização aprovado pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania.

O decreto expedido na terça-feira foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Agora, ele poderá dar sequência ao processo para obter do Comitê Olímpico Internacional (COI) a liberação para disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto.

Eduard é atleta da luta greco-romana na categoria até 130kg e ocupa atualmente a 11ª colocação do ranking mundial. 

Apesar de sua naturalização ter sido aprovada somente nesta semana, ele já vinha representando o país em competições internacionais por ter a liberação da União Internacional de Lutas.

Para estar na Rio-16, Eduard precisará também disputar uma seletiva interna com Antoine Jaoude pela vaga. Isso ocorre pois o armênio teve um problema de saúde e não pôde lutar no Pan-Americano de Frisco (EUA) em março e acabou substituído por Jaoude, que assegurou a vaga para o país.

Esta seletiva, entretanto, poderá não ocorrer caso a Confederação Brasileira de lutas Associadas (CBLA) consiga um convite para que Jaoude compita na luta livre, na qual é especialista.

Topo