! Confederação de judô ignora ranking e leva medalhista para a Rio-2016 - 01/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Atualizada em 02.06.2016 12h24

Confederação de judô ignora ranking e leva medalhista para a Rio-2016

Do UOL, em São Paulo

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Felipe Kitadai terminou atrás de Erik Takabatake no ranking mundial, mas foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para representar o Brasil na Olimpíada do Rio na categoria dos ligeiros (até 60 kg). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira pela entidade.

O ranking era tido pela CBJ com o principal mas não o único critério de convocação. Porém, em entrevista ao UOL Esporte na semana passada, Ney Wilson, gestor de alto rendimento da confederação, havia afirmado que a utilização da lista para a definição dos selecionados daria mais transparência ao processo. Nas outras 13 categorias (entre masculino e feminino) acabou prevalecendo quem estava melhor posicionado na lista.

Kitadai fechou a corrida olímpica na 14ª colocação, com 1.231 pontos. Takabatake ficou um posto à frente, com 1.252. No último fim de semana, no Masters de Guadalajara - competição que reuniu os 16 melhores do mundo - ambos foram eliminados logo em suas lutas de estreia.

Ao longo deste ciclo olímpico, Kitadai teve como resultados mais destacados o quinto lugar no Mundial de Astana (CAZ), em 2015, quatro títulos do Campeonato Pan-Americano e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.  Já Takabatake conquistou neste ano a medalha de ouro do Grand Prix de Havana (CUB). 

No único confronto direto entre ambos no ciclo olímpico, Kitadai ficou com a vitória na final do Campeonato Pan-Americano de Edmonton (CAN), em 2015.

Entre as mulheres, a escolhida foi Sarah Menezes, campeã olímpica nos Jogos de Londres, em 2012. Ela fechou o ranking classificatório na quarta colocação com 2.232 pontos.

Na categoria meio-pesado masculino (até 100 kg), na qual a disputa também era acirrada, o experiente Luciano Corrêa, de 33 anos, perdeu a vaga para Rafael Buzacarini, de 24 anos.

Buzacarani fechou o ranking mundial na 24ª posição com 903 pontos, contra 802 de Corrêa que havia participado dos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012.

No pesado masculino (acima de 100 kg), a disputa pela vaga também se estendeu até a última competição, que foi o Masters de Guadalajara. Rafael Silva, o Baby, medalhista de bronze em Londres-2012, ficou na frente de David Moura por 102 pontos no ranking e acabou escolhido pela CBJ.

As competições do judô serão realizadas na Arena Carioca 2 entre os dias 6 e 12 de agosto. Em Londres, o Brasil ganhou um ouro e três bronzes.

CBJ explica escolha por Kitadai

Horas após o anúncio dos convocados, o gestor técnico da CBJ, Ney Wilson, explicou os motivos da escolha por Kitadai. "O Takabatake teve 18 oportunidades de competição, e o Kitadai participou de 15. Por quê? Porque o Takabatake é mais jovem, estava entrando no processo de ranqueamento olímpico e precisava somar mais pontos. Isso o levou a ter mais chances de pontuação, e esse é um dado. Outro dado é confronto contra os 15 melhores do ranking. O aproveitamento do Kitadai foi de 38% contra 29% do Takabatake. Isso é bastante relevante", afirmou Wilson.

O gestor técnico da CBJ afirmou ainda que o confronto direto entre os dois também foi levado em consideração e disse que o fato de Kitadai ser medalhista olímpico pesou, mas não foi decisivo para a escolha da confederação.

"Temos ainda um dado que não é tão relevante: durante esse processo, eles se confrontaram uma única vez, no Campeonato Pan-Americano, e o Kitadai saiu vitorioso. Claro que esse dado é menos importante porque eles não vão se enfrentar nos Jogos Olímpicos, mas é outra coisa. Como consideramos empate técnico, a interpretação de tudo isso nos permitiu escolher com justiça o Kitadai. (O fato dele ser medalhista olímpico) pesou, sem dúvida, mas não foi o mais importante. A medalha olímpica foi há quatro anos, e o que vale para nós são os resultados mais recentes".

Confira todos os atletas convocados:

Masculino
Ligeiro (até 60 kg) - Felipe Kitadai
Meio-leve (até 66 kg) - Charles Chibana
Leve (até 73 kg) - Alex Pombo 
Meio-médio (até 81 kg) - Victor Penalber
Médio (até 90 kg) - Tiago Camilo
Meio pesado (até 100 kg) - Rafael Buzacarini
Pesado (acima de 100 kg) - Rafael Silva
 

Feminino
Ligeiro (até 48 kg) - Sarah Menezes
Meio-leve (até 52 kg ) - Erika Miranda
Leve (até 57 kg ) - Rafaela Silva 
Meio-médio (até 63 kg) - Mariana Silva
Médio (até 70 kg) - Maria Portela 
Meio-pesado (até 78 kg) - Mayra Aguiar
Pesado (acima de 78 kg) - Maria Suelen Altheman

Topo