EUA levam 5º ouro seguido no basquete feminino e chegam a 41 jogos sem perder

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Sergio Perez

    Jogadoras da seleção dos EUA de basquete comemoram ouro, incluindo o gesto do raio de Usain Bolt

    Jogadoras da seleção dos EUA de basquete comemoram ouro, incluindo o gesto do raio de Usain Bolt

Não teve nem graça. Como muita gente já previa antes do início dos Jogos Olímpicos de Londres, os EUA são campeões do basquete feminino. Neste sábado, a equipe norte-americana derrotou a França por 86 a 50 na decisão do torneio, o quinto título olímpico seguido. Agora, a série sem derrotas da equipe chega a 41 partidas.

ÉRIKA TERMINA COM MAIOR MÉDIA DE PONTOS DE TODA A OLIMPÍADA

  • Christian Petersen/Getty Images

    O desempenho da seleção brasileira foi ruim no basquete feminino dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. O time do técnico Luiz Cláudio Tarallo deixou Londres com apenas uma vitória, eliminada ainda na primeira fase. Mas uma jogadora se salvou: a pivô Érika terminou o torneio como a melhor pontuadora do torneio, com média de 16, 2 pontos por partida.

O último time a derrotar as norte-americanas em Olimpíadas foi a seleção da CEI (Comunidade dos Estados Independentes, time que reunia os países da ex-União Soviética, que tinha acabado de ser extinta), na final do basquete de Barcelona-1992. Em toda a história dos EUA, são apenas três derrotas em 61 partidas da seleção feminina.

Na final, contra a França, a partida foi tranquila. Comandadas por Candace Parker, com 21 pontos, os EUA venceram todos os períodos por pelo menos cinco pontos, finalizando o jogo com 43 de vantagem.

Em todo o torneio olímpico, o time que mais incomodou os EUA foi a Austrália, na semifinal. Finalista das últimas três Olimpíadas, as australianas chegaram a vencer os dois primeiros quartos, mas perderam a semifinal por 13 pontos. Na decisão do bronze, venceram a Rússia.

  • REUTERS/Sergio Perez

    Taurasi enfrenta a marcação francesa: ala foi a maior certinha dos EUA no torneio, com 12,4 pontos

UOL Cursos Online

Todos os cursos