Rússia derruba a zebra Bulgária e duelará com o Brasil final do vôlei em Londres
Do UOL, em São Paulo
-
FIVB/Divulgação
Russos comemoram ponto na vitória por 3 a 1 sobre a Bulgária na 1ª semifinal masculina em Londres
A Bulgária surpreendeu o torneio masculino de vôlei em Londres ao vencer Polônia e Itália na fase de grupos e se classificar com a primeira colocação. Nas quartas de final, atropelou a Alemanha e chegou à semi como grande zebra da competição. A trajetória surpresa, porém, parou nesta sexta-feira. A Rússia colocou sua tradição em quadra, venceu os búlgaros por 3 sets a 1 (25-21, 25-15, 23-25 e 25-23) e avançou à decisão dos Jogos.
Como país independente, a seleção russa jamais conquistou um título olímpico. Depois dos três títulos da União Soviética, a Rússia voltou à final em Sydney-2000, mas perdeu o ouro para a Sérvia. No feminino, o país também somou dois vice-campeonatos, em Sydney e em Atenas-2004.
Na disputa pelo título em Londres, os russos enfrentarão o Brasil, que atropelou a Itália por 3 sets a 0. A final será no domingo, às 9h. Antes, às 5h30, haverá a briga pelo bronze e a Bulgária lutará por sua segunda medalha olímpica (o primeiro bronze veio em Moscou-1980) contra os italianos.
Os búlgaros iniciaram a partida desta sexta mostrando a força que os levou tão longe nesta Olimpíada. Trocando pontos com os russos, deslancharam após o primeiro tempo técnico, chegando a abrir quatro pontos de vantagem no 17 a 13. A superioridade búlgara, porém, parou por aí. Forçando o saque e pontuando mais no bloqueio, os russos igualaram o marcador, viraram e depois conseguiram abrir até fechar com 25 a 21.
O equilíbrio visto no início do jogo foi embora junto com o primeiro set. Na segunda etapa, a seleção da Rússia não deu a mínima chance à Bulgária e chegou a fazer nove pontos seguidos para abrir 11 a 2. Os búlgaros tentaram ensaiar uma reação e conseguiram diminuir a vantagem rival para quatro pontos, mas não demorou para a Rússia voltar a deslanchar e fechar com incríveis 25 a 15.
Apesar da segunda parcial desastrosa, a Bulgária não se entregou na partida e voltou mais forte para o terceiro set, liderando o placar durante quase todo o período. A Rússia chegou a virar o marcador no segundo tempo técnico, mas os búlgaros retomaram a dianteira em um ataque russo duvidosamente marcado para fora e fecharam com 25-23, forçando um novo set.
No período mais equilibrado da partida, Rússia e Bulgária fizeram um jogo de pura ‘porrada’, tanto nos saques quanto nos ataques, e os levantadores não economizaram bolas para Sokolov e Mikhaylov, búlgaro e russo que lideram as estatísticas de pontuação em Londres. O placar permaneceu empatado praticamente até o fim, mas com um bloqueio e um ace, a Rússia abriu dois pontos e fechou com 25-23, sacramentando a vitória por 3 a 1.