Esquiva usa noites londrinas para estudar vídeos de japonês em revanche esperada por 1 ano

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flávio Florido/UOL

    Esquiva vibra com vitória contra adversário britânico Anthony Ogogo na semifinal dos médios

    Esquiva vibra com vitória contra adversário britânico Anthony Ogogo na semifinal dos médios

Classificado para a final dos médios nos Jogos de Londres, o brasileiro Esquiva Falcão terá na decisão pelo ouro a esperada revanche que esperou por quase um ano. O pugilista de 22 anos terá como adversário o japonês Ryota Murata, rival que o derrotou no Mundial de 2011 no Azerbaijão.

Após a vitória na semifinal nesta sexta-feira diante do britânico Anthony Ogogo, Esquiva afirmou que vem usando as noites na Vila Olímpica em Londres para estudar o estilo de combate de Murata, em encontro que já projetava mesmo antes do início dos Jogos.

“Tenho três ou quatro vídeos dele e fico estudando toda noite aqui. Era a luta que eu vinha esperando”, afirmou o brasileiro de 22 anos.

No Mundial do Azerbaijão, em outubro de 2011, Esquiva foi batido pelo japonês na semifinal, ficando com a medalha de bronze. Murata ganhou o combate do ano passado com bastante facilidade e plantou o sentimento de revanche no brasileiro.

“Ele bateu em mim demais, ganhou por 22 a 12, com toda essa diferença. Mas hoje eu estou 100% confiante. O Esquiva de hoje atropelaria o Esquiva do ano passado”, comentou o finalista da categoria até 75 kg.

Nesta sexta, o vice-campeão mundial Murata se classificou para a decisão dos Jogos Olímpicos com vitória sobre o uzbeque Abbos Atoev. 

Segundo o auxiliar-técnico da seleção, Mateus Alves, Esquiva vinha citando o objetivo de pegar o japonês na Olimpíada durante toda a passagem da equipe brasileira na Inglaterra.

Para João Carlos Barros, responsável pelo treinamento dos homens da seleção, Esquiva deve tentar evitar a conhecida estratégia do japonês de postergar a definição do combate para o terceiro assalto.

“É um adversário muito duro. Ele tem o costume de segurar o combate e ir com tudo no último round. Não podemos entrar no jogo dele. Se ele vier para defender, vamos defender. Se der uma e sair, vamos fazer o mesmo”, declarou o treinador brasileiro.

Os dois adversários da final dos médios tiveram um breve encontro na área de entrevistas nesta sexta-feira, após os combates da semifinal. No entanto, Esquiva e Murata evitaram se olhar.

O sorridente Murata é mais alto e mais experiente que o adversário brasileiro. O japonês de 26 anos tem 1,82 m, enquanto que Esquiva tem estatura de 1,78 m.

ANÁLISE: "O BRASIL ESTÁ ORGULHOSO DA FAMÍLIA FALCÃO"

VEJA A CHAVE DA CATEGORIA ATÉ 75 KG

UOL Cursos Online

Todos os cursos