Russo que levou ouro no salto em altura conta que perdeu camisa e quase foi desclassificado

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Alberto Estévez

    Russo Iván Ukhov celebra a medalha de ouro na final do salto em altura nos Jogos Olímpicos de Londres

    Russo Iván Ukhov celebra a medalha de ouro na final do salto em altura nos Jogos Olímpicos de Londres

Considerado um dos grandes nomes do salto em altura nos últimos anos, o russo Iván Ukhov conquistou a medalha de ouro nesta terça-feira ao passar com facilidade pela concorrência e saltar 2,38 m. Porém, a história poderia ser outra. O atleta, que ficou mundialmente conhecido em 2008 após competir totalmente embriagado, contou que esteve a ponto de ser desclassificado da prova após misteriosamente perder a camiseta da prova com o seu nome.

“A camiseta desapareceu sem deixar rastro. Sempre coloco na mochila depois de casa, mas dessa vez não a encontrei no lugar que eu costumo deixar”, disse o atleta em entrevista à imprensa russa.

Úkhov contou que o compatriota Andréi Silnov, campeão olímpico em Pequim 2008, 'salvou a sua pele' ao lhe emprestar a camiseta. “Tinha medo de me desclassificarem por não colocar o uniforme apropriado, mas tudo saiu bem. Suponho que Andréi, ao ser campeão, me trouxe muita sorte”, acrescentou.

O russo se disse muito grato ao compatriota Andréi Silnov, que ficou sem medalha, e também aos juízes da prova, que o esperaram até que o problema fosse resolvido.

Ukhov ficou mundialmente conhecido há quase quatro anos, durante o Athletissima de Lausanne de setembro de 2008. Ukhov competiu completamente embriagado por aguardente de medronho, tradicional bebida portuguesa, e não conseguiu executar seus saltos.

À época, o russo reconheceu que havia tido um desentendimento com a namorada, e o episódio lhe rendeu uma dura advertência da Federação Internacional de Atletismo.

EM 2008, RUSSO COMPETIU BÊBADO E NÃO CONSEGUIU PULAR SARRAFO

UOL Cursos Online

Todos os cursos