Russo que ficou conhecido por ter competido bêbado há 4 anos ganha o ouro em Londres

Do UOL, em São Paulo

Considerado um dos grandes nomes do salto em altura nos últimos anos, o russo Ivan Ukhov consagrou-se nesta terça-feira nos Jogos de Londres como o novo campeão olímpico da modalidade. 

Ele ficou mundialmente conhecido há quase quatro anos, durante o Athletissima de Lausanne de setembro de 2008. Ukhov competiu completamente embriagado por aguardente de medronho, tradicional bebida portuguesa, e não conseguiu executar seus saltos. À época, o russo reconheceu que havia tido uma desentendimento com a namorada, e o episódio lhe rendeu uma dura advertência da Federação Internacional de Atletismo.

ENTENDA: SALTO EM ALTURA TEM INUSITADO EMPATE TRIPLO NO BRONZE

Desta vez em Londres, bastante lúcido, o atleta de 26 anos passou com facilidade pela concorrência, saltando a fasquia por 2,38 m, cinco centímetros acima do norte-americano Erik Kynard, que parou nos 2,33 m e teve de se contentar com a medalha de prata.

Já o bronze foi dividido entre três atletas, que saltaram 2,29 m com o mesmo número de tentativas. Foram eles o catari Mutaz Essa Barshim, o canadense Derek Drouin e o britânico Robbie Grabarz.

O atual campeão mundial, o norte-americano Jesse Williams, decepcionou e ficou apenas com nono lugar.

EM 2008, RUSSO COMPETIU BÊBADO E NÃO CONSEGUIU PULAR SARRAFO

UOL Cursos Online

Todos os cursos