Espectador com mal de Parkinson vira suspeito por 'não sorrir' e acaba preso por policiais

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / CARL DE SOUZA

    Mark Worsfold foi preso durante prova de ciclismo de estrada e ficou detido por duas horas

    Mark Worsfold foi preso durante prova de ciclismo de estrada e ficou detido por duas horas

Um homem que sofre de mal de Parkinson teve de passar por momentos no mínimo constrangedores durante a prova de ciclismo de estrada que aconteceu nos Jogos de Londres. Suas roupas, seu jeito e o fato de, aparentemente, não estar curtindo a prova, foram motivos suficientes para os policiais o considerarem suspeito e decretarem temporariamente a sua prisão.

“Ele estava próximo a um grupo pequeno de protestantes e, baseado na sua forma de agir, no seu jeito de se vestir e na proximidade da pista que estava sendo realizada a prova, os policiais fizeram uma prisão preventiva para evitar um possível problema” diz o comunicado divulgado pela polícia.

Soldado aposentado e instrutor de artes marciais, Mark Worsfold, de 54 anos, sofre da doença desde 2010. Ela lhe impede de realizar certos movimentos na face, o que explica a sua ‘falta de sorriso’. “Isso poderia ter sido levado de uma forma melhor. Eu fui preso por não estar sorrindo. Eu tenho Parkinson”, declarou Mark, claramente insatisfeito com a atitude da polícia.

Mark disse também que entende os policias trabalhando por longas horas tentando manter tudo em ordem, mas que esta ação específica não foi, nem de perto, correta.

A polícia diz que uma série de fatores influenciou na abordagem, inclusive o fato dos ciclistas estarem se aproximando, o que aumenta o risco e eleva o nível de segurança necessário - sem contar o fato de ser um esporte elitizado e o número de espectadores presentes.

Mark foi algemado pelos policias no local da prova de ciclismo, ficou detido por duas horas e acabou liberado sem queixas. Porém, ele não dá o assunto por encerrado, e espera que a polícia se retrate com uma carta em que ela se desculpe e admita que estavam errados.

UOL Cursos Online

Todos os cursos