Juliana e Larissa sofrem com chuva, permitem virada de americanas e ficam fora da final

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Suzanne Plunkett

    Juliana observa jogada da americana Ross durante a semifinal dos Jogos Olímpicos

    Juliana observa jogada da americana Ross durante a semifinal dos Jogos Olímpicos

Todo o favoritismo de Juliana e Larissa na disputa feminina do vôlei de praia da Olimpíada veio abaixo junto com a chuva da noite desta terça-feira em Londres. As brasileiras abriram vantagem no primeiro set, mas depois permitiram a reação das norte-americanas April Ross e Jennifer Kessy, que venceram por 2 sets a 1, parciais de 15-21, 21-19 e 15-12. 

BRASILEIRAS BRIGAM EM DERROTA PARA DUPLA DOS ESTADOS UNIDOS

Assim, Juliana e Larissa não conseguem atingir a primeira final olímpica da dupla e veem as adversárias protagonizarem decisão toda norte-americana, contra as atuais bicampeãs Misty May e Kerri Walsh. 

Derrotadas nesta terça, Juliana e Larissa reúnem forças para voltar à quadra já na quarta-feira, 15h, para a disputa da medalha de bronze contra as chinesas Chen Xue e Xi Zhang. 

Disputada sob frio e forte chuva, a partida teve Juliana e Larissa cobertas por traje de corpo inteiro. As brasileiras começaram concentradas, ditando o ritmo da semifinal, mas pareceram perder o controle emocional a partir do desfecho do segundo set. Durante alguns instantes de adversidade no jogo a parceria foi flagrada discutindo.

No jogo desta terça, o marcador no primeiro set caminhou igual até a metade, quando um ponto de saque de Larissa começou a desequilibrar as ações. Em seguida as brasileiras acertaram de vez a defesa, conseguiram marcar em contra-ataques seguidos e abriram vantagem confortável. 

Juliana começou sobrando no ataque no segundo set, passando por cima do bloqueio norte-americano, seja com Ross ou com Kessy. Assim as brasileiras conseguiram vantagem de três no placar antes da virada dos dez pontos. 

Mas as norte-americanas acertaram a defesa e equilibraram o set novamente em um instante de desconcentração das brasileiras. Com dois bloqueios seguidos, Ross e Kessy assumiram o placar. Através de um contra-ataque, fecharam a parcial e empataram o jogo. 

ALISON/EMANUEL VÃO À DECISÃO

  • REUTERS/Suzanne Plunkett

    Os brasileiros Emanuel e Alison fizeram valer na areia a condição de favoritos do torneio olímpico do vôlei de praia ao derrotaram nesta terça-feira Martins Plavins e Janis Smedins, da Letônia, na semifinal.

O set decisivo começou com as brasileiras desperdiçando ataques fáceis, enquanto que as norte-americanas pareciam viver o melhor de seu jogo, acertando quase tudo na defesa.  Larissa acertou um ponto de saque e manteve as esperanças com placar desfavorável de 12 a 14. Mas as adversárias acertaram o ataque seguinte e garantiram a vaga na final.

Aos 29 anos, Juliana disputa em Londres a primeira Olimpíada de sua carreira – não foi a Pequim em razão de uma ruptura de ligamentos do joelho direito, sofrida em uma partida em Paris poucas semanas antes dos Jogos. 

Sem a companhia de Juliana, Larissa (30) disputou os Jogos de Pequim há quatro anos em uma dupla improvisada de última hora ao lado de Ana Paula. As duas brasileiras terminaram o torneio olímpico na quinta posição.  

Sem a presença de nenhuma dupla na decisão feminina, o vôlei de praia nacional terá a chance de ouro na final masculina, com Emanuel e Alison, que asseguraram a classificação com vitórias sobre adversários da Letônia nesta terça. 

Brasileiros em Londres - dia 11
Brasileiros em Londres - dia 11

UOL Cursos Online

Todos os cursos