Neymar diz estar preparado para vaias, e Mano atribui 'perseguição' à cultura dos ingleses

Carlos Padeiro*

Em Newcastle (Inglaterra)

  • EFE/JUANJO MARTÍN

    Técnico Mano Menezes gesticula durante a partida entre Brasil e Honduras

    Técnico Mano Menezes gesticula durante a partida entre Brasil e Honduras

Pela terceira vez na Inglaterra, Neymar virou alvo de vaias dos torcedores pelas suas frequentes quedas ao chão. Neste sábado, durante a vitória de virada do Brasil sobre Honduras por 3 a 2, o comportamento hostil ao camisa 11 ganhou força após ele sofrer uma falta que culminou com a expulsão do lateral Crisanto, aos 33min do primeiro tempo.

BRASIL VENCE HONDURAS DE VIRADA

  • Moacyr Lopes Junior/Folhapress

    A seleção brasileira precisou de 60 minutos para ficar na frente de Honduras no placar. E olha que, a partir dos 33min, o adversário teve um atleta expulso. Apesar do sufoco, a equipe de Mano Menezes ganhou de virada, 3 a 2, e garantiu vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos, evitando um fiasco histórico e uma crise. O rival de terça-feira sairá do duelo entre Reino Unido e Coreia do Sul.

A cada vez que Neymar pegava na bola, os ingleses vaiavam. Foi assim também no triunfo por 2 a 0 sobre Reino Unido, seis dias antes do início da Olimpíada, num amistoso em Middlesbrough. As primeiras vaias ao santista ocorreram em 2011, contra a Escócia, em Londres.

O atleta de 20 anos se defendeu: "Na única vez que eu caí o cara foi expulso. Estou preparado para tudo, ser vaiado ou aplaudido. Não deixo me abater por nada."

Já Mano Menezes voltou a dizer que os ingleses não gostam de jogadores que caem muito. “Tem a ver com o lance da expulsão, é algo cultural dos ingleses. Se não se encaixa nessa preferência cultural, eles apoiam os outros. Tem de saber conviver com isso, cada vez mais, com torcedor a favor e contra”, comentou Mano. “É normal, não vamos dar mais ênfase a esse assunto do que ele tem.”

Além disso, Mano afirmou que os britânicos em Newcastle torceram contra o Brasil justamente porque na semifinal o confronto poderia ser com Reino Unido. Entretanto os anfitriões perderam para a Coreia do Sul nos pênaltis.

O capitão Thiago Silva adotou o mesmo discurso. "As vaias hoje não foram por simulação, mas sim pela pressão que eles [do Reino Unido] vão ter no jogo das quartas e na semifinal."

*Atualizado às 18h26

UOL Cursos Online

Todos os cursos