Contra campeãs mundiais, seleção feminina tenta evitar pior campanha na história dos Jogos

Do UOL, em Newcastle (Inglaterra)

  • REUTERS/Francois Lenoir

    Marta, cinco vezes a melhor do planeta, enfrentará Homare Sawa, a atual melhor do mundo

    Marta, cinco vezes a melhor do planeta, enfrentará Homare Sawa, a atual melhor do mundo

O futebol feminino passou a fazer parte das Olimpíadas em 1996 e a seleção brasileira participou de todas as semifinais. Para manter a escrita, Marta e Cia precisam superar a má fase e vencer as atuas campeãs mundiais do Japão nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), em Cardiff, pelas quartas de final.

O Brasil não foi bem durante a primeira fase. Estreou com uma goleada por 5 a 0 sobre Camarões, com direito a dois gols de Marta. Depois sofreu para ganhar da Nova Zelândia por 1 a 0 e perdeu para o Reino Unido por 1 a 0. O tropeço fez com que as brasileiras encarassem as favoritas japonesas logo nas quartas de final.

Será o duelo de Homare Sawa, a atual melhor jogadora do mundo, com Marta, eleita cinco vezes a melhor do planeta.

A equipe do técnico Jorge Barcellos busca reagir três dias após o revés diante das britânicas. “Coletivamente nós não jogamos bem. Eu disse para as meninas que nós perdemos apenas um jogo, não o título ou a medalha. Agora é outro desafio contra o Japão, e estou certo que vamos dar tudo de nós contra o Japão”, comentou o treinador.

Será a quarta vez nas cinco edições dos Jogos Olímpicos que o Brasil enfrenta a campeã mundial do momento. Em 1996, empatou em 0 a 0 com a Noruega na primeira fase; em 2000, caiu por 1 a 0 diante dos Estados Unidos nas semifinais; em 2008, ficou no empate sem gols com a Alemanha.

Em Atlanta e em Sydnei, a equipe verde-amarela caiu nas semifinais e acabou em quarto lugar. Em Atenas e Pequim, foram duas derrotas para os Estados Unidos na prorrogação da final e Marta e Cia ficaram com a medalha de prata.

JAPÃO X BRASIL

Data: 3/8/2012, sexta-feira
Horário: às 13h (de Brasília)
Local: estádio Millennium, em Cardiff (País de Gales)

Japão
Fukumoto, Kinga, Kumagai, Sameshima e Iwashimizu; Sakaguchi, Miyama, Ogimi e Sawa; Ohno e Kawasumi
Técnico: Norio Sasaki

Brasil
Andreia Suntaque, Fabiana, Bruna Benites, Aline Pellegrino, Renata Costa e Maurine; Francielle, Formiga e Ester; Cristiane e Marta
Técnico: Jorge Barcellos

UOL Cursos Online

Todos os cursos