Cinco vezes melhor do mundo, Marta acumula mais um fracasso e segue sem grandes títulos

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Desempenho de Marta nos Jogos de Londres foi abaixo de esperado e seleção acabou eliminada

    Desempenho de Marta nos Jogos de Londres foi abaixo de esperado e seleção acabou eliminada

Marta já entrou para a história do futebol feminino por conquistar o título de melhor jogadora do Mundo pela Fifa por cinco vezes seguidas, mas segue colecionando fracassos com a seleção brasileira. A eliminação desta sexta-feira nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres para o Japão com derrota por 2 a 0 é apenas mais um tropeço da atacante com a camisa verde e amarela em competições de alto nível.

PIOR CAMPANHA DA HISTÓRIA

  • Mike Hewitt/Getty Images

    O Brasil está fora dos Jogos de Londres no futebol feminino. Apesar do ótimo início de partida diante das atuais campeãs mundiais, a seleção liderada por Marta não soube aproveitar as chances criadas e acabou derrotada pelo Japão por 2 a 0, em duelo válido pelas quartas de final disputado no País de Gales, nesta sexta. Assim, se despede com a pior campanha na história dos Jogos Olímpicos.

É impossível não comparar o desempenho de Marta com o do argentino Lionel Messi, que domina o premio de melhor jogador do mundo da Fifa com três títulos seguidos. Nela, o 'hermano' leva a melhor, pois conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Em Olimpíadas, o país segue sem subir ao lugar mais alto do pódio e Marta fracassou na tentativa do inédito ouro pela terceira vez. A camisa 10 já conquistou a prata duas vezes, nos Jogos de Atenas-2004 e de Pequim- 2008.

Na atual edição, a atacante seguiu o ritmo da equipe e não conseguiu brilhar. Depois de golear Camarões na estreia por 5 a 0, com direito a dois gols de Marta, a equipe do técnico Jorge Barcellos sofreu para ganhar da Nova Zelândia por 1 a 0 e perdeu para o Reino Unido por 1 a 0. O tropeço fez com que as brasileiras encarassem as favoritas japonesas, atuais campeãs mundiais, logo nas quartas.

O desempenho das brasileiras em Londres foi o pior da história do país no futebol feminino em uma Olimpíada, já que desde 1996, quando esporte foi incluído no calendário olímpico, a seleção havia chegado pelo menos às semifinais em todas as edições.

O desempenho de Marta com a seleção brasileira em Mundiais também é ruim, tanto que o melhor resultado foi um vice-campeonato na China, em 2007. No ano passado, a seleção caiu também nas quartas de final para os Estados Unidos.

Além de seguir sem títulos com a seleção, Marta viu sua hegemonia nos prêmios individuais ruir no começo deste ano. Depois de ser eleita cinco vezes consecutivas, a brasileira viu a japonesa Homare Sawa levar o prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos