EUA batem Nova Zelândia, vão às semifinais e seguem na briga pelo 4º ouro olímpico

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Nigel Roddis

    Wambach (centro) comemora um dos gols que garantiu os EUA nas semifinais dos Jogos de Londres

    Wambach (centro) comemora um dos gols que garantiu os EUA nas semifinais dos Jogos de Londres

A seleção dos Estados Unidos está a dois jogos de conquistar a sua quarta medalha de ouro olímpica no futebol feminino. Nesta sexta-feira, em jogo disputado em Newcastle, elas confirmaram o favoritismo e venceram a Nova Zelândia por 2 a 0, com gols de Wambach e Leroux. Agora, esperam o duelo entre Reino Unido e Canadá (às 15h30) para saber quem irão enfrentar na semifinal.

Campeãs em 1996 (Atlanta), 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim), as americanas querem manter a hegemonia no futebol olímpico, tendo em vista que elas só não levaram a melhor em Sidney, em 2000, quando a Noruega ficou com o ouro - o futebol feminino estreou nas Olimpíadas apenas em 96.

Única seleção com 100% de aproveitamento na primeira fase, os Estados Unidos tiveram trabalho para levar a melhor sobre a defesa das neozelandesas. Até criaram algumas chances claras para construir um placar mais amplo e não sofrer até o final, mas não aproveitaram. Porém, o perigo passou longe do gol da musa Hope Solo, que pouco trabalhou na partida.

O gol dos Estados Unidos poderia ter saído logo aos 9min de jogo. Após bola recuada da Nova Zelândia, Erceg não dominou, Morgan aproveitou a falha, driblou Bindon e, desequilibrada, finalizou ao lado do gol vazio, desperdiçando ótima chance. Porém, aos 27min, o gol saiu. Oportunista, Wambach chegou de carrinho na pequena área e balançou as redes.

Na etapa final, o que se viu no campo do St James Park foi muito equilíbrio. Disputado, o duelo contou com algumas entradas mais duras e passou a ficar mais tenso a cada minuto. Precisando do gol, as neozelandesas bem que tentaram, mas viram as americanas ampliarem com Leroux aos 41min e assim deram adeus aos Jogos de Londres.

UOL Cursos Online

Todos os cursos