EUA batem Nova Zelândia, vão às semifinais e seguem na briga pelo 4º ouro olímpico
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Nigel Roddis
Wambach (centro) comemora um dos gols que garantiu os EUA nas semifinais dos Jogos de Londres
A seleção dos Estados Unidos está a dois jogos de conquistar a sua quarta medalha de ouro olímpica no futebol feminino. Nesta sexta-feira, em jogo disputado em Newcastle, elas confirmaram o favoritismo e venceram a Nova Zelândia por 2 a 0, com gols de Wambach e Leroux. Agora, esperam o duelo entre Reino Unido e Canadá (às 15h30) para saber quem irão enfrentar na semifinal.
Campeãs em 1996 (Atlanta), 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim), as americanas querem manter a hegemonia no futebol olímpico, tendo em vista que elas só não levaram a melhor em Sidney, em 2000, quando a Noruega ficou com o ouro - o futebol feminino estreou nas Olimpíadas apenas em 96.
Única seleção com 100% de aproveitamento na primeira fase, os Estados Unidos tiveram trabalho para levar a melhor sobre a defesa das neozelandesas. Até criaram algumas chances claras para construir um placar mais amplo e não sofrer até o final, mas não aproveitaram. Porém, o perigo passou longe do gol da musa Hope Solo, que pouco trabalhou na partida.
O gol dos Estados Unidos poderia ter saído logo aos 9min de jogo. Após bola recuada da Nova Zelândia, Erceg não dominou, Morgan aproveitou a falha, driblou Bindon e, desequilibrada, finalizou ao lado do gol vazio, desperdiçando ótima chance. Porém, aos 27min, o gol saiu. Oportunista, Wambach chegou de carrinho na pequena área e balançou as redes.
Na etapa final, o que se viu no campo do St James Park foi muito equilíbrio. Disputado, o duelo contou com algumas entradas mais duras e passou a ficar mais tenso a cada minuto. Precisando do gol, as neozelandesas bem que tentaram, mas viram as americanas ampliarem com Leroux aos 41min e assim deram adeus aos Jogos de Londres.