Americanos e Fratus aparecem como principais rivais de Cielo em final repleta de medalhistas olímpicos

José Ricardo Leite e Ricardo Zanei

Do UOL, em Londres (ING) e São Paulo

  • AFP/T. Clary

    Cielo chora após conquistar o ouro dos 50 m livre em Pequim; brasileiro repetirá o feito em Londres?

    Cielo chora após conquistar o ouro dos 50 m livre em Pequim; brasileiro repetirá o feito em Londres?

Dois americanos e um compatriota. Cullen Jones, Anthony Ervin e Bruno Fratus aparecem como os principais rivais de Cesar Cielo na busca do bicampeonato olímpico nos 50 m livre em Londres. A final da prova, que conta com seis medalhistas olímpicos, acontece nesta sexta, às 16h09 (horário de Brasília), com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Olimpíadas.

OS FINALISTAS E OS TEMPOS DA SEMI

"Vejo eu, Bruno, Jones e Ervin como os favoritos às três medalhas", disse Cielo, ressaltando que, por se tratar de uma prova muito rápida - a mais veloz da natação olímpica -, tudo pode acontecer.

Não é por acaso que Cielo apontou o trio como candidato ao pódio. Entre eles, apenas Fratus não tem experiência - nem medalha - nas Olimpíadas. É o segundo mais jovem da final, com 23 anos, mais velho apenas que o francês Florent Manaudou, 21, irmão mais novo de Laure Manaudou, que foi campeã olímpica e mundial dos 400 m livre.

Talvez pela idade, Fratus e Manaudou são os únicos na final sem medalhas olímpicas no currículo. Dentre eles, os americanos são aqueles com resultados mais expressivos.

Ervin, de 32 anos, tem dois resultados de respeito na prova, com o título olímpico em Sydney-2000 e mundial em Fukuoka-2001.

"Estou me sentindo muito bem. Vim para Londres para nadar o meu melhor e estou curtindo muito", afirmou Ervin, que chegou a se aposentar em 2003, mas voltou a nadar apenas no ano passado.

Jones, por sua vez, é especialista no 4x100 m livre, com ouros em Pequim-2008 e nos Mundiais de Melbourne-2007 e Roma-2009. O nadador, de 28 anos, foi ainda prata nos 50 m livre no mundial na Austrália.

"Eu precisava fazer o mais perfeito possível e consegui meu melhor tempo no ano", disse Jones, que terminou empatado com Cielo com o melhor tempo das semis, com 21s54. "É o melhor tempo da minha carreira sem os supermaiôs."

CIELO NOS 50 M LIVRE

Recorde olímpico
21s30
16/08/2008, em Pequim
Recorde mundial
20s91
18/12/2009, em SP

Velhos conhecidos
O sul-africano Roland Schoeman, de 32 anos, é outro atleta com título olímpico, com o ouro em Atenas-2004 no 4x100 m livre. Também na Grécia, ele conquistou seu resultado mais expressivo nos 50 m livre, com a medalha de bronze. Em Pequim-2008, parou na semi, mas cravou 21s67, recorde africano.

Os outros dois competidores são velhos conhecidos de Cielo. George Bovell, 29 anos, de Trinidad e Tobago, bronze em Atenas-2004 nos 200 m medley, perdeu para o brasileiro na final dos 50 m livre nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007, quando ficou com o bronze. Já as lembranças de Eamon Sullivan, de 26 anos, não são as melhores: o australiano ficou em segundo nos 100 m livre em Pequim-2008, prova que teve o brasileiro na terceira colocação.

Cesar Cielo
Cesar Cielo

UOL Cursos Online

Todos os cursos