Vôlei de praia com clima de balada no centro de Londres atrai famosos e vira sucesso olímpico

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (ING)

  • AP Photo/Dave Martin

    Torcedores fazem trenzinho durante partida do torneio feminino de vôlei de praia em Londres

    Torcedores fazem trenzinho durante partida do torneio feminino de vôlei de praia em Londres

A Grã-Bretanha não tem as praias mais belas da Europa e suas duplas de vôlei de praia estão entre as mais fracas da Olimpíada. Mesmo assim, a disputa da modalidade na incrível arena provisória erguida no centro de Londres tem sido um dos maiores sucessos locais dos Jogos até agora, com cobertura extensa da mídia do país, presença de personalidades e um clima de balada inusitado para a esfera esportiva.

Provavelmente o desfile de corpos sarados de mulheres e homens na área mais conhecida da metrópole britânica seja o grande chamariz para o esporte. A organização dos Jogos carregou areia em caminhões e se esforçou para criar a atmosfera de praia bem no formal centro histórico de Londres, no Horse Guards Parade, próximo ao palácio de Buckingham e apenas a alguns passos da residência oficial do primeiro-ministro.

O clima fez a bicampeão olímpica norte-americana Kerri Walsh declarar que é como jogar numa arena ao lado da Casa Branca em Washington.

Os jogos da primeira fase têm começado às 9 h, já com uma frequência impressionante de público. Muito além das partidas, os fãs do vôlei de praia olímpico caem na farra nos intervalos com a ajuda de um DJ antenado com o melhor da música pop atual. Dançarinos profissionais (mulheres e homens) com roupas curtas também animam a plateia, mesmo em dias de frio e chuva.

Com partidas quase até a meia-noite, o público tem relutado em deixar o local mesmo após o fim. No último domingo, uma voz pelo alto-falante teve que pedir que os fãs fossem embora.

"É como se fosse uma rave mesmo. Ficamos amigos de um grupo de holandeses hoje e combinamos de ver uma outra partida", disse o mexicano Fernando Guevara, que assistiu aos jogos da manhã de quarta-feira ao lado do pai e de um amigo.

No último domingo, o prefeito de Londres Boris Johnson marcou presença nos jogos na arena de Horse Guards Parade e disse ter ficado admirado com as moças "jogando quase seminuas". Usando fotos, um dos jornais da cidade fez graça com a diferença de atenção do espalhafatoso político nas partidas masculina e feminina. Com os homens, o administrador chegou a bocejar. Depois, com as meninas, tirou foto todo entusiasmado.

Prefeito de Londres Boris Johnson boceja durante partida masculina na arena olímpica, mas depois se anima com jogo entre mulheres e tira foto - Reprodução: Evening Standard

Outro nome famoso da Grã-Bretanha que visitará a arena no centro de Londres é o príncipe Harry, que irá à final das mulheres na quarta-feira da próxima semana. O integrante da família real jogou vôlei de praia recentemente em uma passagem diplomática pelo Brasil.

Oficialmente, a arena do vôlei de praia em Londres tem capacidade para receber 15 mil pessoas, bem mais do que os jogadores que viajam o mundo em torneios estão acostumados a ver. A estrutura será desmontada após a Olimpíada.

"A gente está acostumada a jogar para no máximo 3 mil pessoas no Brasil, com a arena lotada. Aqui tem sido uma experiência incrível", afirmou a brasileira Talita após a vitória em seu primeiro jogo ao lado da parceira Maria Elisa.

Também no último domingo, na estreia das britânicas Zara Dampney e Shauna Mullin [disputam os Jogos graças a um convite], a arena ferveu para empurrar as locais a uma improvável vitória sobre uma parceria favorita do Canadá. Nas arquibancadas, uma cena inusitada com um grupo de militares em momento de folga na segurança dos Jogos flagrados dançando a conhecida música de festa "Macarena". 

UOL Cursos Online

Todos os cursos