Tiago Camilo perde para sul-coreano e terá de se contentar com a disputa pelo bronze

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flávio Florido/UOL

    Tiago Camilo ainda tentará recorde de pódios em disputa do bronze na categoria até 90 kg

    Tiago Camilo ainda tentará recorde de pódios em disputa do bronze na categoria até 90 kg

O sonho do ouro se foi, mas Tiago Camilo ainda pode se tornar o único brasileiro na história a ir ao pódio olímpico do judô três vezes. Na semifinal da categoria até 90 kg, o judoca paulista não conseguiu bater o sul-coreano Dae Nam-Song e terá de se contentar com a disputa pelo bronze.

Logo nos primeiros 30 segundos, o brasileiro foi surpreendido com um wazari. O coreano seguiu encaixando melhor suas entradas, e fez o brasileiro tomar uma segunda punição, acumulando também um yuko. Neutralizado pelo adversário, Camilo ainda conseguiu um ponto, mas não pôde reverter a desvantagem. 

Na disputa pelo bronze, Camilo terá uma luta complicada pela frente. Seu adversário será o grego Ilias Iliadis, que venceu os dois últimos Mundiais e é o líder do ranking. Os dois já lutaram três vezes, e o brasileiro perdeu duas, incluindo a última. O duelo está marcado para acontecer antes do meio-dia no horário de Brasília.

A derrota põe fim em uma sequência animadora de Camilo. O brasileiro venceu as suas duas primeiras lutas por ippon, contra o ucraniano Roman Gontiuk e o italiano Roberto Meloni, respectivamente. Na terceira, ele teve um combate um pouco mais duro com o uzbeque Dilshod Choriev, mas ganhou a disputa por um yuko.

O sul-coreano Dae Nam-Song, apesar de não ter um histórico imponente em Olimpíadas e Mundiais como Tiago Camilo, assustava. Nas últimas três lutas, foram duas vitórias do asiático e uma do brasileiro, que ganhou justamente a mais importante delas, no Mundial de Paris do ano passado.

Se garantir o terceiro lugar, o brasileiro chegará a três medalhas olímpicas na carreira, adicionando o pódio em Londres à prata em 2000 e o bronze em 2008. Aurélio Miguel, no entanto, segue como o judoca de maior sucesso do país nas Olimpíadas.

Brasileiros em Londres - 5º dia
Brasileiros em Londres - 5º dia

UOL Cursos Online

Todos os cursos