Seleção do Uruguai perde para o Reino Unido e dá adeus aos Jogos Olímpicos de Londres

Do UOL, em São Paulo

Ficou mais fácil o caminho da seleção brasileira rumo à inédita medalha de ouro olímpica no futebol masculino. Depois da eliminação precoce da equipe da Espanha, no último domingo, foi a vez do time uruguaio dar adeus aos Jogos de Londres.

Os sul-americanos não conseguiram superar a equipe do Reino Unido, nesta terça-feira, e perderam o confronto por 1 a 0, no Millennium Stadium, em Cardiff. Com o resultado, os uruguaios ficaram com apenas 3 pontos no Grupo A, na terceira colocação da chave.

Já a seleção anfitriã e o Senegal classificaram-se para as quartas de final, respectivamente com 7 e 5 pontos. Desta forma, terminou a primeira participação do futebol uruguaio em uma Olimpíada em 84 anos, ou desde o bicampeonato olímpico em Paris-1924 e Amsterdã-1928.

A equipe da Reino Unido, que não participava há 52 anos dos Jogos, agora lutará por sua terceira medalha de ouro em sua história - os britânicos venceram a competição dos Jogos de Londres-1908 e Estocolmo-1912.

A fase final do torneio olímpico de Londres terá início no próximo sábado. Às 16h30 (horário de Brasília), os donos da casa enfrentarão a seleção da Coreia do Sul, no Millennium Stadium, em Cardiff. Antes, às 13h30. os senegaleses pegarão o México, em Wembley.

A partida começou muito amarrada, com as duas seleções se estudando e encontrando dificuldades para criar lances de ataque. A partir dos 10 min, a seleção britânica começou a dominar a partida, principalmente com jogadas trabalhadas pelo lado direito.

Já o Uruguai tentava sair em contra-ataque, sempre neutralizados pela forte marcação adversária. Os sul-americanos também cometiam muitas faltas. A melhor chance da celeste veio aos 26 min, quando Ramirez arriscou de fora da área, e a bola passou rente o travessão de Butland.

Marcando bem e mantendo mais a posse de bola, o Reino Unido conseguia fazer lances mais consistentes e passou a arriscar mais finalizações contra a meta uruguaia.

Já nos descontos do primeiro saiu o gol britânico saiu. Sinclair desceu pela esquerda, abriu para Allen na grande área, que cruzou rasteiro da linha de fundo. Sturridge, no segundo pau, só tocou para o fundo da rede uruguaia, aos 46 min.

O segundo tempo foi bastante nervoso, com lances de perigo e jogadas violentas cometidas pelas duas seleções. Os jogadores uruguaios reclamaram muito com o juiz. Aos 2 min do segundo tempo, Sinclair marcou um gol irregular para os britânicos, depois da arbitragem entender que a bola fez uma curva pelo lado de fora do gramado depois que o jogador recebeu o cruzamento.

Nos minutos seguintes, o Uruguai desperdiçou três boas oportunidades. Aos 3 min, Suarez recebeu passe e finalizou na grande área, mas a bola foi para fora. Cinco minutos depois, de novo com o capitão uruguaio, que disparou um chute de fora da área. Butland espalmou e a bola caiu novamente nos pés do atacante, que bateu para defesa do goleiro britânico. Aos 20 min, Suarez recebeu na meia esquerda e bateu cruzado,  Butland espalmou no canto esquerdo. Na sobra, Cavani finalizou na rede pelo lado de fora.

No minuto seguinte, quase saiu o segundo gol britânico. Taylor acertou um ótimo chute cruzado da ponta direita, e a bola fez uma curva saindo muito próxima da trave direita de Campana. Na frente no placar, o time da casa recuou e viu os uruguaios iam com tudo para o ataque em busca do gol de empate, mas - muito nervosos - não conseguiam produzir jogadas efetivas e começaram a reclamar com a arbitragem do japonês Yuichi Nishimura. Com a proximidade do final do jogo, começaram a entrar mais forte nas divididas contra os europeus.

Nos últimos minutos, o Reino Unido tentava prender a bola e manter o time no ataque. Aos 42 min, em um rápido contra-ataque, Sturridge recebeu na grande área, dominou, bateu no canto direito de Campana, e a bola passou com perigo rente a trave. Já nos acréscimos, Suarez arriscou mais um chute, mas a bola pegou no travessão. Foi o último lance de perigo. O juiz apontou para o centro de campo e torcida britânica fez a festa em Cardiff.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos