Nadadora de 14 anos usa slogan olímpico para comemorar último lugar nos 200 m livre

Das agências internacionais, em Londres

  • Dennis M. Sabangan/EFE

    Aurelie Fanchette, de Seychelles, ficou em último nas eliminatórias dos 200 m livre

    Aurelie Fanchette, de Seychelles, ficou em último nas eliminatórias dos 200 m livre

A primeira série das eliminatórias dos 200 m livre feminino reuniu as cinco nadadoras com o pior índice, e entre elas, na raia 5, estava Aurelie Fanchette, de apenas 14 anos, representando o arquipélago africano de Seychelles. Depois que a penúltima colocada da bateria já estava na beira da piscina, ela ainda demorou 17 segundos para completar a prova.

O tempo de 2min23s49 a deixou em 35º e último lugar no geral das eliminatórias, 26 segundos atrás da primeira colocada, a italiana Federica Pellegrini. Mas a torcida, que não parou de gritar por ela até o fim do sofrido percurso, a fez ficar satisfeita.

“É demais, é realmente algo para se ter orgulho e, como os ingleses dizem, ‘inspirar uma geração’”, comemorou a última colocada, citando o slogan oficial dos Jogos Olímpicos de Londres: “Inspire a generation”.

“Fico muito orgulhosa e empolgada por estar aqui entre os melhores dos melhores. É ótimo saber que existem pessoas que sempre vão te apoiar, não importa a sua idade. É muito inspirador para mim, como uma nadadora de 14 anos, saber que há uma plateia que está torcendo por você e desejando o melhor na prova”, discursou a jovem.

Em seu país natal, um arquipélago turístico de águas cristalinas no Oceano Índico, Aurelie frequenta uma escola internacional, onde aprende inglês e francês, além de ter a oportunidade de treinar em uma piscina olímpica.

“Nado todos os dias, então estar aqui é uma recompensa pelo meu trabalho. Esta é a minha primeira Olimpíada, e realmente espero poder voltar. Vou trabalhar muito para isso”, avisou Aurelie, que é a nadadora mais jovem da natação em Londres e a única representante de Seychelles na modalidade.

Sobre vencer ou chegar em último, a adolescente comentou o seu ponto de vista: “Acho que foi apenas chegar lá, me divertir e aproveitar o momento”, concluiu. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos