Sobrevivente de terremoto, atleta supera lesões e vira primeira ginasta turca em Jogos

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Rolf Vennenbernd

    A turca Goksu Uctas realiza seu exercício na trave de equilíbrio durante competição feminina da ginástica olímpica, neste domingo. A atleta é a primeira turca a participar da ginástica em uma Olimpíada.

    A turca Goksu Uctas realiza seu exercício na trave de equilíbrio durante competição feminina da ginástica olímpica, neste domingo. A atleta é a primeira turca a participar da ginástica em uma Olimpíada.

Em agosto de 1999, a região noroeste da Turquia foi atingida por um tremor que superou a magnitude 7 da escala Richter. O terremoto provocou mais de 20 mil mortos, 30 mil feridos e mais de 15 milhões de desabrigados, entre os quais a família de Göksu Üçtas. Seus pais perderam a casa e durante um ano eles foram obrigados a morar dentro de uma barraca.

À época, Üçtas tinha 9 anos de idade e já era apaixonada por ginástica artística. Mas talvez jamais imaginasse que viria a se tornar, 13 anos depois, a primeira atleta desse esporte em seu país a conquistar uma vaga para Jogos Olímpicos de Londres. "Eu sempre sonhei em participar dos Jogos Olímpicos e me sinto honrada em representar meu país”, disse a ginasta de 22 anos. 

MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA

  • rEUTERS

    Daniele Hypolito diz que erro de Diego "mexeu", mas não relaciona suas falhas ao irmão

  • Flávio Florido/UOL

    Contente com atuação, Daiane dos Santos exalta colegas e manda recado para crítica

  • Reuters

    Ginasta campeã mundial vai bem, mas fica fora de final, chora e passa reto pela imprensa

A Turquia, como se sabe, possui grande tradição em luta olímpica (livre e greco-romana) e levantamento de peso - só estas duas modalidades  deram ao país euro-asiático, respectivamente, 57 e 10 medalhas, de um total de 87, de sua história olímpica.

Neste domingo, Üçtas fez sua estreia na história dos Jogos Olímpicos. Na eliminatória da trave de equilíbrio, ela marcou 11.333 pontos e ficou na 60ª posição, entre 66 competidoras. Para a turca, no entanto, vale a máxima do "importante é competir", e o seu desempenho olímpico seria a menor das questões.

Sua trajetória até Londres foi árdua, tendo de superar contusões diversas nos últimos anos para conseguir finalmente disputar o evento esportivo. Guardava-se uma expectativa de que a atleta pudesse competir nos Jogos de Pequim, em 2008, mas ela acabou ficando de fora daquela Olimpíada por conta de uma lesão na perna.

Dois anos depois, a turca demonstrou recuperação na Copa do Mundo de ginástica, ao conquistar uma medalha de bronze na etapa de Doha e outras três medalhas (1 de ouro e 2 de prata) na etapa de Ostrava. Contudo, no início de 2011, a ginasta sofreu outra lesão, desta vez mais grave, na coluna cervical. Aconselhada por médicos a abandonar a carreira, Üçtas passou oito meses em intensa fisioterapia e reestreou na etapa de Ghent (na Bélgica) da Copa do Mundo. Seu desempenho, contudo, foi terrível, tendo ela caído em todos os aparelhos.

Abalada, disputou o Campeonato Mundial em Tóquio e seu desempenho foi o suficiente para que ela pudesse disputar no começo de 2012 uma seletiva internacional para os Jogos de Londres. No evento-teste, conquistou a sonhada e inédita vaga olímpica para seu país em Olimpíadas.

Há cerca de um mês, a atleta deslocou o cotovelo esquerdo e novamente foi desaconselhada a competir, mas suportando dores diárias, a ginasta insistiu em participar do maior evento esportivo da humanidade.

Além de realizar o sonho de competir em uma Olimpíada, Üçtas quer aproveitar para conhecer de perto grandes estrelas do esporte mundial, como o velocista Usain Bolt e atletas da NBA.

UOL Cursos Online

Todos os cursos