França frustra encontro entre Phelps e Lochte, dá o troco nos EUA e vence 4x100 m livre

Do UOL, em São Paulo

  • Leon Neal/AFP

    Phelps (de costas) cumprimenta Lochte após a derrota dos EUA no 4x100 m livre

    Phelps (de costas) cumprimenta Lochte após a derrota dos EUA no 4x100 m livre

Michael Phelps ganhou sua primeira medalha em Londres, mas não foi ouro. Segundo a cair na piscina, ele viu seu arquirrival Ryan Lochte perder a liderança nos últimos 50 m. A França, praticamente na mesma moeda, virou o jogo no final, deu o troco de Pequim-2008 e conquistou o ouro no revezamento 4x100 m livre, neste domingo, no segundo dia das disputas da natação nos Jogos Olímpicos de Londres. Os EUA terminaram em segundo.

A equipe norte-americana, campeã em Pequim-2008 com direito a recorde olímpico e mundial, era a grande favorita ao ouro. Mais do que isso, a expectativa era grande para ver como se portariam os dois astros da natação do país. Pela primeira vez, os inimigos Phelps e Lochte, que não aparecem juntos em entrevistas e não treinam na mesma piscina, defenderam os EUA no mesmo revezamento.

O supertime, no entanto, não rendeu o esperado. Na verdade, os EUA lideraram a prova por 350 m e perderam o primeiro lugar justamente no final. Nathan Adrian abriu a disputa em primeiro. Phelps ampliou vantagem, colocando quase um corpo à frente do segundo colocado. O rendimento começou a cair com Cullen Jones, que manteve a posição, mas viu a distância diminuir. Lochte, nos metros finais, não conseguiu manter o ritmo e viu a França conquistar o ouro.

Alain Bernard, uma das principais estrelas esportivas do país e campeão dos 100 m livre em Pequim, nadou a semi, mas os franceses optaram por não usar o nadador, que não vive um bom momento, na final. Assim, Amaury Leveaux, Fabien Gilot, Clement Lefert e Yannick Agnel formaram a vencedora equipe francesa, com 3min09s93.

Agnel, o responsável por superar os EUA no final da disputa, nadou os últimos 100 m em 46s74, enquanto Lochte registrou 47s74, diferença fundamental para o resultado. Os EUA ficaram em segundo, 3min10s38, enquanto a Rússia completou o pódio, com 3min11s41.

Curiosamente, em Pequim, os norte-americanos viveram situação inversa. Phelps, Garrett Weber-Gale, Jones e Jason Lezak levaram a torcida à loucura com uma das viradas mais marcantes da história olímpica. Na prova, Lezak nadou os últimos 100 m em impressionantes 46s06 para superar justamente a França nos últimos centímetros.

O Brasil não se classificou para a final. Sem Cesar Cielo, poupado, Nicolas Oliveira, Bruno Fratus, Nicholas Santos e Marcelo Chierighini fizeram o nono tempo nas eliminatórias, com 3min16s14. O país tem uma medalha de bronze na prova na história dos Jogos: em Sydney-2000, o time formado por Carlos Jayme, Edvaldo Valério, Fernando Scherer e Gustavo Borges chegou ao pódio.

VEJA QUAIS FORAM OS TEMPOS DOS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos