Brasil estreia no Teatro dos Sonhos e aposta em palestra para vencer 'gigantes' de Belarus

Carlos Padeiro

Do UOL, em Manchester (Londres)

  • Mowa Press

    Neymar e Cia encaram Belarus em busca da segunda vitória pelo Grupo C da Olimpíada

    Neymar e Cia encaram Belarus em busca da segunda vitória pelo Grupo C da Olimpíada

Pela primeira vez na história a seleção brasileira jogará em um dos mais imponentes estádios da Europa. O duelo contra Belarus, pela segunda rodada do Grupo C da Olimpíada, será no Old Trafford, o Teatro dos Sonhos, casa do Manchester United inaugurada em 1910. A bola rola neste domingo, às 11h (de Brasília), e a equipe de Mano Menezes busca a segunda vitória para seguir na liderança.

  • MANO APOSTA EM GERAÇÃO DE MENINOS CONSAGRADOS PARA GANHAR O OURO

O ex-país soviético conta com jogadores altos – o time titular tem uma média de altura de 1,83 m. A bola parada é ponto forte dos bielorrussos, e Mano utilizou vídeos durante uma palestra para alertar seus atletas.

“Sempre se leva em consideração as características do adversário. É impossível no futebol de hoje olhar só para a nossa equipe. Eles fizeram o gol de bola parada, num escanteio. Não me preocupa em demasia, mas essa é uma seleção com uma boa estatura, que trabalha bem nos escanteios e faltas”, comentou o treinador gaúcho, citando o gol de cabeça que deu a vitória a Belarus sobre a Nova Zelândia por 1 a 0, na última quinta-feira.

Não houve tempo para o Brasil treinar após o triunfo por 3 a 2 sobre o Egito, na estreia, por conta da rotina de jogos e viagens no Reino Unido. Mano avisou que será assim até o fim da Olimpíada, já que as partidas ocorrem a cada três dias. Por isso, os ajustes necessários, principalmente na defesa, que apresentou falhas no segundo tempo, serão na base da conversa.

“Faremos com palestra, um resumo do que precisamos mostrar aos jogadores sobre nossos erros. Tenho uma equipe de trabalho que me dá todos os subsídios para mostrar com imagem o que tem de fazer, e não só falar. Lógico que fazer no campo, com a prática, é mais completo, mas não podemos submeter o jogador a um desgaste na véspera do jogo”, afirmou.

Autor do primeiro gol do Brasil nos Jogos de Londres, o lateral direito Rafael, um dos mais baixos do elenco, aposta em seus colegas mais altos para segurar os gigantes bielorrussos.

“Estou acostumado a enfrentar jogadores altos na Inglaterra. Mas nós também temos jogadores altos, como o Sandro, o Damião, o Thiago, o Rômulo”, observou o 'baixinho' de 1,72 m. O camisa 2 se sentirá em casa, pois é atleta do Manchester United. “É um estádio bonito, grande moderno. Está sempre lotado e o campo fica perto da torcida.”

O time de Belarus conta com um brasileiro naturalizado. Renan, que nasceu na cidade de Tubarão (SC), é o camisa 10 do país do leste europeu.

Para o técnico Georgy Kondratyev, encarar o Brasil é uma chance de mostrar serviço. "Neste grande estádio, os nossos meninos estarão confiantes e com a oportunidade de apresentar o melhor de cada um para fazer o melhor jogo."

BRASIL X BELARUS

Data: 29/7/2012, domingo
Horário: às 11 h, de Brasília
Local: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)

Brasil
Neto; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião
Técnico: Mano Menezes

Belarus
Aleksandr Gutor; Polyakov, Kuzmenok, Politevich, Kozlov; Dragun, Dmitry Baga, Solovei, Renan, Gordeichuk; Kornilenko
Técnico: Georgy Kondratyev 

UOL Cursos Online

Todos os cursos