Seleção feminina de handebol supera indisciplina e bate Croácia na estreia dos Jogos
Do UOL, em São Paulo
-
AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO
Goleira Chana vibra com defesa na primeira partida do Brasil na Olimpíada contra a Croácia
A seleção brasileira de handebol feminina estreou com vitória apertada sobre a Croácia na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres por 24 a 23 na manhã deste sábado. O resultado positivo da equipe do técnico dinamarquês Morten Soubak confirma o bom momento das brasileiras na briga por uma vaga na próxima fase e até mesmo por uma medalha no esporte, o que seria algo inédito.
Para sair de quadra com a vitória magra, mas muito importante, as brasileiras tiveram que superar a própria indisciplina, já que a equipe levou seis penalizações de 2 minutos, quando o time fica com uma atleta a menos em quadra, enquanto as croatas levaram quatro, sendo que metade delas já nos minutos finais, quando estava atrás no placar.
Alê e Duda (que sofreu três penalizações) foram as artilheiras do Brasil na partida, com cinco gols cada. A croata Jovetic mandou seis bolas para as redes e foi a maior pontuadora do jogo.
A Croácia, também derrotada pelas brasileiras durante o período de amistosos pré-Londres, errou menos durante todo o primeiro tempo e terminou a parcial na frente, por 10 a 9.
A equipe de Morten Soubak conseguiu reagir na etapa final e chegou a abrir dois gols de vantagem, em 13 a 11. Porém, o time brasileiro permitiu que as croatas equilibrassem novamente o placar, chegando a liderar em alguns momentos. No final, aproveitou que as adversárias partiram para o ataque e abusaram das penalizações para vencer por 24 a 23.
A equipe está no Grupo A, que também tem Rússia, Angola, Grã-Bretanha e Montenegro, próximo rival das brasileiras na segunda-feira, às 15h30. Já o Grupo B terá Suécia, Noruega, Espanha, Dinamarca, França, Suécia e Coreia do Sul. Os quatro primeiros times de cada grupo passam para a segunda fase e se enfrentam nas quartas de final.