Sarah Menezes vence segunda luta e vai às quartas de final no judô
Gustavo Franceschini*
Do UOL, em Londres
-
REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Sarah Menezes, de branco, superou a vietnamita Ngoc Tu Van na estreia e venceu francesa nas oitavas
A judoca piauiense Sarah Menezes avançou para as quartas de final na categoria até 48 kg ao vencer com um yuko a francesa Laetitia Payet em seu segundo combate nos Jogos Olímpicos de Londres. Com a vitória, ela tem presença assegurada ao menos na repescagem.
A brasileira começou tomando a iniciativa e logo tentou derrubar a francesa. Mas a luta seguiu amarrada, com a francesa se defendendo bem. Por falta de combatividade, Payet foi advertida faltando dois minutos. Faltando 20 segundos, Sarah conseguiu um yuko e assegurou a vitória.
Na estreia, Sarah havia vencido a vietnamita Ngoc Tu Van sem grandes dificuldades, com dois yukos. A brasileira entrou no torneio como segunda cabeça-de-chave e uma das favoritas às medalhas. Sua próxima adversária será a chinesa Shugen Wu. A expectativa é que seu primeiro grande desafio seja na semifinal, quando ela pode cruzar com a húngara Eva Csernoviczki, sua carrasca há quatro anos, em Pequim.
A judoca piauiense tem 22 anos, mas está longe de ser uma novata. Ela é bicampeã mundial júnior e tem duas medalhas em Mundiais: os bronzes em Tóquio, em 2010, e em Paris, em 2011.
Se conseguir avançar sem sustos, Sarah tem grandes chances de garantir o primeiro pódio do Brasil em Londres. A decisão das medalhas deve sair por volta das 16h de Londres (14h em Brasília), horário em que nenhum favorito do país terá entrado em cena além dela.
Sua principal rival é a japonesa Tomoko Fukumi, líder do ranking mundial, que começou o dia tendo trabalho. Pouco antes da estreia de Sarah, ela suou para bater a espanhola Oiana Blanco, e só venceu quando conseguiu um ippon no golden score. Na segunda luta, venceu a britânica Kelly Edwards com dois waza-aris.
*Atualizada às 8h35