Kitadai leva ippon de bicampeão mundial e agora só pode sonhar com um bronze

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (ING)

  • AFP PHOTO / FRANCK FIFE

    O judoca brasileiro Felipe Kitadai sofreu um ippon de uzbeque Rishod Sobirov e foi eliminado

    O judoca brasileiro Felipe Kitadai sofreu um ippon de uzbeque Rishod Sobirov e foi eliminado

O sonho de um possível ouro de Felipe Kitadai parou no bicampeão mundial Rishod Sobirov. Na terceira luta do dia, o brasileiro não resistiu ao rival mais forte do torneio, sofreu um ippon e está fora da briga pelo título olímpico. Como caiu nas quartas, ainda resta a ele a disputa pelo bronze, pela repescagem. 

Classificação do judô masculino 60 kg até a semifinal

Oitavo do ranking mundial, Kitadai sabia desde o início que o uzbeque seria seu grande rival. Rishod Sobirov foi bicampeão mundial em 2010 e 2011 e é considerado um dos melhores judocas entre todas as categorias. É, até com certa folga, o líder do ranking mundial.

O brasileiro, no entanto, vinha de um começo de torneio. Bom. Na estreia, Kitadai venceu Tumurkhuleg Davaadorj, da Mongólia, com um yuko e um wazari. Nas oitavas, teve menos trabalho ainda, e bateu o saudita Eisa Majrashi com um ippon.

Na luta com Sobirov, no entanto, tudo ficou mais difícil. O uzbeque começou levando o combate no chão e só quando chegou mais perto do fim tentou jogar o brasileiro. Kitadai se defendeu bem até faltarem cerca de 50 segundos para o fim, quando ele sofreu uma queda e levou um golpe. Em um primeiro momento, os árbitros marcaram um wazari, mas uma nova discussão os fez mudar de opinião e cravar o ippon, que definiu a luta. 

Agora, Kitadai vai enfrentar o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi, quinto no ranking olímpico. Se vencer, ele enfrenta o perdedor de uma das semifinais para tentar vencer o bronze em sua primeira Olimpíada. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos