Favorita, chinesa do tiro esportivo fatura 1º ouro de Londres-12 e vai às lágrimas

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/MARWAN NAAMANI

    Chinesa Yi Siling morde medalha de ouro, a primeira distribuída em Londres

    Chinesa Yi Siling morde medalha de ouro, a primeira distribuída em Londres

A chinesa Siling Yié a primeira campeã dos Jogos Olímpicos de Londres. A competidora do tiro esportivo venceu na carabina de ar em 10 m e será a primeira premiada na competição, que teve sua abertura oficial nesta sexta-feira e distribuirá um total de 302 ouros.

LEIA MAIS DO TIRO

  • Grávida do tiro revela conversa com bebê durante a prova e diz que não pensou em desistir Comente

Nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, a China foi a grande vencedora na disputa não-oficial pelo número de conquistas, e o país já abriu os Jogos de 2012 em alto estilo.

A chinesa de 23 anos, que chegou a Londres como líder do ranking mundial, fez um total de 502,9 pontos, ficando à frente da polonesa Sylwia Bogacka (502,1). A China ainda faturou a medalha de bronze com Dan Yu, com 501,5 pontos.

Yi mantém um ano recheado de conquistas, com medalhas de ouro e prata nas etapas da Copa do Mundo de tiro esportivo. Ainda assim, foi às lágrimas ao comemorar seu título.

“Estava acordada desde as cinco da manhã, porque tinha muita pressão sobre mim. Creio que evolui e isso vai me fazer avançar na minha vida. É maravilhoso, estou muito feliz e agradecida à China, à minha mãe e meu pai”, afirmou a campeã.

A polonesa medalhista de prata chegou a ser a melhor na classificação. Na final, a disputa se manteve empatada por um bom tempo, mas a chinesa prevaleceu no momento decisivo, após elas trocarem posições na liderança.

Uma presença notável na competição foi de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, que assistiu à participação da primeira campeã de Londres-2012.

A competição teve 56 mulheres na disputa, incluindo uma curiosa competidora, Nur Suryani Mohamed Taibi, da Malásia, que está grávida de oito meses. Taibi encerrou a prova em 34º lugar na fase classificatória.

UOL Cursos Online

Todos os cursos