Cristiane marca no final, Brasil vence Nova Zelândia e avança às quartas de final

Do UOL, em São Paulo*

  • REUTERS/Francois Lenoir

    Maior artilheira em Olimpíadas, Cristiane (nº 11) marcou o seu 12º gol em Olimpíadas e garantiu a vitória

    Maior artilheira em Olimpíadas, Cristiane (nº 11) marcou o seu 12º gol em Olimpíadas e garantiu a vitória

Ao contrário da estreia, quando goleou Camarões por 5 a 0, a seleção brasileira feminina de futebol não esteve em seus melhores dias neste sábado, em jogo disputado em Cardiff, no País de Gales, na abertura do grupo E. Porém, aos 40min, Cristiane marcou o seu 12º gol em Olimpíadas e garantiu ao Brasil a vitória de 1 a 0 sobre a Nova Zelândia e a classificação para a próxima fase.

Vale lembrar que, no jogo de estreia, Cristiane balançou as redes após deixar o banco de reservas e tornou-se a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos. Já neste sábado, totalmente recuperada de uma lesão muscular, ela foi titular e, apesar da atuação discreta, deu ao Brasil o segundo resultado positivo na competição.

Com este resultado, o Brasil vai a seis pontos na tabela e garante classificação para as quartas de final dos Jogos de Londres, já que o Reino Unido também fez a sua parte neste sábado (um pouco mais tarde) ao bater Camarões por 3 a 0 e alcançou a mesma pontuação. Camarões e Nova Zelândia seguem com zero.

A seleção brasileira volta aos gramados na próxima terça-feira, às 15h45, quando joga no histórico estádio de Wembley contra as donas da casa para definir quem ficará com a primeira posição da chave.

As meninas do Brasil abusaram dos erros na etapa inicial. Por conta disso, demoraram e entrar no jogo, e só começaram a assustar a goleira Bindon nos minutos finais. Na melhor chance, aos 42min, Formiga aproveitou sobra na entrada da área e, de primeira, soltou um chute que passou muito perto da trave.

Mesmo com os erros, a seleção brasileira mostrou-se superior às meninas da Nova Zelândia, que deixaram a goleira Andreia quase como uma mera espectadora no primeiro tempo. Na etapa final, o Brasil ainda esteve longe do que passou diante dos Camarões, mas os ataques perigosos apareciam com mais frequência.

Porém, apesar de perigosos, nenhum deles conseguia encontrar as redes. Fechada, a defesa da Nova Zelândia fazia uma partida praticamente perfeita, a ponto de não deixar que a seleção brasileira tivesse a oportunidade de finalizar com precisão. Porém, quando o duelo parecia definido, Cristiane aproveitou sobra dentro da área após cruzamento de Marta e tocou por cobertura para abrir e definir o placar, aos 40min.

* atualizada às 15h22

UOL Cursos Online

Todos os cursos