Após medalhas no judô, Rebelo fala em "plano de medalhas" com verba pública para 2016

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

  • Flavio Florido/UOL

    Sorridente, Sarah Menezes exibe a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Londres

    Sorridente, Sarah Menezes exibe a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Londres

O ministro do esporte do Brasil, Aldo Rebelo, parabenizou os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai, que conquistaram neste sábado medalhas de ouro e de bronze nos Jogos de Londres, e falou sobre um "plano medalhas", com verba pública para aumentar as chances de pódios nos Jogos do Rio-2016.

O ministro esteve presente neste sábado no Excel Arena de Londres, onde aconteceu o primeiro dia das competições de Judô.

"Começamos bem, em uma modalidade onde temos naturalmente muita expectativa. Um ouro e um bronze no primeiro dia é algo muito bom e mostra que há correspondência entre a expectativa e o desempenho", declarou Rebelo, que lembrou que o judô é uma das modalidades que mais recebe incentivos do governo.


O ministro também falou a respeito de um plano que está desenvolvendo juntamente como Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para aumentar as chances de medalhas do Brasil nos próximos Jogos Olímpicos, que serão disputados em casa, no Rio de Janeiro, em 2016.

"O plano não tem nome oficial, mas por enquanto o chamo de 'plano medalhas'. Nosso objetivo é que o Brasil alcance resultados condizentes com seu status de país-sede", explicou Rebelo.

"Além do bolsa-atleta, também queremos criar um programa de incentivo aos técnicos, fisioterapeutas, todas essas pessoas que são determinantes para o esporte brasileiro", completou o ministro, que também deixou claro que pretendia investir em um número amplo de esportes, inclusive os que não têm tradição no país.

Rebelo também destacou a façanha de Sarah Menezes ao ressaltar que ela incentivou muito a prática do judô no Piauí, onde nasceu e continua treinando em alto nível, sendo que o estado não tinha muita estrutura para o esporte antes de ela começar a se destacar.

UOL Cursos Online

Todos os cursos