Grávida de oito meses, malaia busca no tiro a primeira medalha de ouro para seu país

Das Agências Internacionais

Em Londres

País moderado em sua abordagem do islamismo e local no qual as mulheres muçulmanas desfrutam de maior liberdade do que muitas no Oriente Médio, a Malásia mandará a Londres, pela primeira vez na história dos Jogos, uma representante do sexo feminino.

Trata-se de Nur Mohamed Suryani Taibi, atleta de 29 anos que vai competir no tiro com rifle de ar a dez metros de distância no próximo sábado.

Medalhista de ouro nos Jogos do Commonwealth, a Comunidade Britânica, de 2010, e de bronze nos Jogos Asiáticos daquele mesmo ano, Suryani terá a responsabilidade de buscar a primeira medalha dourada da Malásia em Olimpíadas.

Contudo, o peso de buscar o topo, ser estreante e a primeira mulher malaia em uma Olimpíada não supera a preocupação em conduzir o oitavo mês de gestação de seu futuro bebê. Sim, Suryani competirá grávida de uma menina, Dayana Widyan.

Embora o esporte exija mão e corpo firmes, Suryani afirma que a barriga aumentou sua estabilidade durante o tiro. "Eu me sinto bem. O problema será quando tiver de voltar à Malásia", diz a atleta, que regressará a sua terra natal no dia 31 de julho.

Embora inexistam dados oficiais do Comitê Olímpico Internacional, a entidade admite que algumas atletas já competiram grávidas em edições passadas dos Jogos, mas Nur Suryani será a competidora mais próxima de dar a luz em toda história olímpica.

A questão é saber se o bebê não lhe dará alguns chutes em um momento inoportuno. Por enquanto, Suryani tenta acalmá-lo recitando diariamente versos do Corão.

UOL Cursos Online

Todos os cursos