Rainha Elizabeth II presidirá abertura dos Jogos Olímpicos pela segunda vez na história

Das agências internacionais, em Londres

  • Steve Parsons/Reuters

    Tradição familiar é mantida e rainha Elizabeth II presidirá cerimônia de abertura dos Jogos pela segunda vez

    Tradição familiar é mantida e rainha Elizabeth II presidirá cerimônia de abertura dos Jogos pela segunda vez

A abertura dos Jogos Olímpicos de Londres ocorrerá nesta sexta-feira. Pela segunda vez na história a rainha Elizabeth II – atual monarca do Reino Unido – terá a honra de presidir a cerimônia, algo que já virou uma tradição na história da família real.

A rainha também havia sido encarregada de tal tarefa em 1976, nos Jogos de Montreal, no Canadá, uma ex-colônia britânica, quando era a chefe de Estado. Na ocasião ela tinha 50 anos, e agora, em 2012, tem 86.

A família real, no entanto, já está bem acostumada com isso. Jorge VI, pai da rainha Elizabeth II, teve a mesma honra e protagonizou a abertura da última edição londrina dos Jogos Olímpicos, em 1948.

Além disso, o seu avô, Eduardo VII, foi quem inaugurou a primeira das três edições outorgadas a Londres, em 1908. Na época, os Jogos eram apenas um projeto com 12 anos de existência e estavam muito abaixo do grandioso evento mundial atual.

O Palácio de Buckingham – residência oficial da rainha – já confirmou que Elizabeth II estará acompanhada de seu marido, o príncipe Felipe de Edimburgo. Este é outro que já participou anteriormente de uma abertura olímpica, a de 1956, em Melbourne, na Austrália – outra ex-colônia britânica.

Outras autoridades locais prestigiarão a cerimônia de abertura. Inclusive a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que já está em Londres e acompanhará de perto o evento.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos