Evento de Dilma divide espaço com crianças na água e exposição dos Rolling Stones
Gustavo Franceschini
Do UOL, em Londres (ING)
-
Gustavo Franceschini/UOL
Garoto brinca com água no pátio da Somerset House, sede da Casa Brasil, inaugurada oficialmente nesta quinta.
- DILMA INAUGURA CASA BRASIL CERCADA DE POLÍTICOS E ELOGIA "PAREDE DE CHITA"
- DILMA VISITA INSTALAÇÕES DA RECORD EM LONDRES E TIRA FOTO COM BISPO
A Casa Brasil já havia sido aberta a visitação há alguns dias, mas somente nesta quinta foi inaugurada oficialmente, com direito a coquetel para convidados e a presença da presidente Dilma Rousseff. Enquanto políticos, empresários e dirigentes chegavam, literalmente em frente crianças brincavam animadamente com a água dos chafarizes, pessoas aproveitavam o sol e a bebida em Londres e alguns curiosos aproveitavam para visitar uma exposição sobre os Rolling Stones, vizinha da sede do Comitê de 2016 na capital inglesa.
A cena aconteceu no fim da tarde londrina desta quinta. A Somerset House, palácio tradicional de Londres, tem duas grandes entradas: a primeira para a rua Strand A4, por onde o público tem acesso às exposições, e a outra na rua Victoria Embankment, na margem do rio Tâmisa.
Dilma e os políticos que compareceram ao evento entraram pela segunda opção, mais reservada. Pela primeira, no entanto, passou a maior parte dos convidados que aproveitaram o coquetel oferecidos pela Casa Brasil. Devidamente trajados de paletó e gravata, eles caminharam pelo pátio da Somerset House em um cenário contrastante.
No fim da tarde de um dia ensolarado, coisa rara na rotina de um inglês, é costume aproveitar ambientes ao ar livre como o da Sommerset House. Por isso, pessoas de diversas idades ocuparam o vão livre do local para beber, conversar e tomar sol. Uma família francesa, por exemplo, instalou sua mesa bem em frente à entrada da Casa Brasil.
O grupo não se incomodou com a presença dos brasileiros engravatados e tomou sem pressa sua champanhe, comendo frutas e petiscos ingleses. As crianças que dividiam espaço ligavam menos ainda para o evento. Dezenas de jovens corriam e brincavam animados com os vários chafarizes que adornam o pátio.
Do outro lado da Casa Brasil, por onde entravam as autoridades, os londrinos não conseguiram ignorar a movimentação. O tumulto formado pelas comitivas e pela imprensa praticamente interditou uma calçada da Victoria Embankment, onde diversos londrinos costumam gastar tempo passeando ou correndo. O máximo que os transeuntes faziam, no entanto, era desviar da aglomeração, sem parecer entender muito bem o que estava acontecendo.