'Dream Team' sofre no 1º quarto, vira e atropela a Espanha na reedição de final olímpica

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / LLUIS GENE

    Kobe Bryant salta para trás e arremessa bola no confronto entre o 'Dream Team' e a Espanha

    Kobe Bryant salta para trás e arremessa bola no confronto entre o 'Dream Team' e a Espanha

A quatro dias de suas estreias nos Jogos Olímpicos de Londres, Estados Unidos e Espanha se enfrentaram nesta terça-feira na reedição da última final olímpica do basquete masculino. E, assim como no amistoso contra o Brasil, na semana passada, o 'Dream Team' teve muitas dificuldades no primeiro quarto. Depois, impôs um forte ritmo de jogo, virou o placar e atropelou os europeus, vencendo por 100 a 78. Contra o Brasil, os americanos tiveram bem mais dificuldade e venceram por 80 a 69. 

Os espanhóis, comandados por Calderon e Ibaka, mostraram muita força no primeiro quarto e chegaram a abrir 10 a 3, aproveitando-se principalmente dos erros em excesso dos americanos, que cometerem três andadas em menos de dois minutos.

O pivô do Oklahoma City Thunders, em uma bela enterrada, incendiou a torcida presente no ginásio. Os astros da NBA, porém, reagiram, cresceram na partida e diminuíram a diferença para dois pontos. A equipe vice-campeã olímpica terminou os dez minutos iniciais vencendo por 23 a 21. 

No segundo quarto, demorou apenas três minutos para os Estados Unidos assumirem de vez o comando do placar, em um arremesso de três pontos de LeBron James, que levou o jogo a 28 a 26. As duas equipes ainda trocaram pontos e o placar chegou a ficar em 33 a 32.

A partir dali, os donos da casa estacionaram, enquanto os americanos dispararam, liderados por Carmelo Anthony, Kobe Bryant e LeBron. Abusando das bolas de três, os campeões olímpicos chegaram a ter 13 pontos de vantagem, e terminaram o segundo quarto vencendo por oito: 48 a 40.

No terceiro quarto, a equipe visitante encaminhou a vitória tranquila passou a dar show. Sempre com mais de dez pontos de frente, os astros americanos abusaram das jogadas rápidas e belas cravadas, especialmente com Kevin Durant e LeBron, que colocou sua equipe 15 pontos à frente a cinco minutos do fim da parcial. A Espanha até esboçou uma reação no minuto final do quarto, mas um erro de Rudy Fernandez levou o Dream Team a voltar a ter boa vantagem e ir para o último período com 74 a 59.

Nos dez minutos finais, o passeio americano continuou. Com ponte aérea, pontaria afiada nas bolas de fora e uma marcação muito forte, os comandados de Mike Krzyzewski abriram 20, administraram a vantagem e só esperaram o fim do jogo. Agora, é hora de embarcar para Londres e focar na tentativa do bicampeonato olímpico.

A Espanha fará sua estreia nos Jogos Olímpicos no dia 28, contra a China, às 12h45 (de Brasília). Já os americanos duelam com a França, às 10h30. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos