Brasil perde para a Polônia, fica em 2º no grupo e terá que torcer contra rivais para avançar

Do UOL, em São Paulo

Na primeira decisão do ano, o Brasil perdeu para a Polônia por 3 sets a 1 (25-22, 25-23, 21-25, 25-22) e terminou em segundo lugar do Grupo B. Agora, o time de Bernardinho terá que esperar pela definição dos demais grupos e torcer contra os rivais para avançar à segunda fase da Liga Mundial.

Apenas o líder de cada grupo garante classificação automática para a próxima fase. Além deles, o melhor segundo colocado das quatro chaves também avança, assim como a Bulgária, classificada por ser o país sede da final do torneio.

Ciente da importância da partida, Bernardinho mudou a escalação do time em relação a equipe que venceu a Finlândia no sábado. Giba, que ainda não está em suas melhores condições físicas, deu lugar ao ponteiro Thiago Alves, enquanto que Lucão entrou na vaga de Rodrigão.

O equilíbrio marcou o início da partida. O Brasil chegou a abrir uma pequena diferença depois da segunda parada técnica, mas levou a virada e perdeu a primeira parcial por 25 a 22.


No 2º set, o Brasil novamente encontrou dificuldades, o bloqueio não funcionava e Kurek fez estrago na quadra brasileiro. Bernardinho promoveu a entrada de Leandro Vissotto e Rodrigão. As mudanças surtiram efeito e a equipe melhorou, esboçou uma reação, mas já era tarde e a Polônia abriu 2 a 0 ao vencer a parcial por 25 a 23.

Com obrigação de vencer o 3º set, Bernardinho manteve Vissotto e Rodrigão no time titular. O Brasil começou lento, mas uma bronca de Bernardinho e um pedido de Bruninho na primeira parada técnica acordaram a equipe.

A seleção melhorou, diminui a quantidade de erros e ainda contou com uma maior eficiência no bloqueio, que marcou seis pontos no fundamento contra apenas três nos dois outros sets, para vencer por 25 a 21, com boa atuação de Vissotto.

A vitória no set anterior animou o time brasileiro, que começou bem o 4º set. Porém, os comandados de Bernardinho se perderam após a Polônia abrir dois pontos de vantagem e fazer 16-14. O Brasil passou a errar e viu o adversário crescer na partida, que abriu uma vantagem decisiva para fechar o set por 25 a 22 e o jogo por 3 sets a 1.

UOL Cursos Online

Todos os cursos