Polícia diz que instalações fora de Londres terão segurança reforçada contra ataques terroristas
Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)
O condado inglês de Dorset, local das disputas olímpicas de vela em Londres-2012, prepara um grande esquema de segurança contra possíveis ataques terroristas. O temor dos organizadores foi revelado por um porta-voz da polícia em entrevista a rede britânica BBC.
De acordo com as informações, aproximadamente 1.000 militares e 350 policiais ficarão responsáveis pela proteção de Weymouth e Portland. Além disso, um navio da marinha britânica vigiará as competições a dez milhas da costa para garantir que o torneio aconteça sem incidentes.
O vice-chefe da polícia de Dorset, Adrian Whiting, disse que a segurança será elevada nas instalações olímpicas localizadas fora da capital britânica, apesar de considerar que Londres é um “alvo mais atraente”.
“Não podemos relaxar, algumas pessoas podem pensar que somos o único lugar acessível para tentar um ataque”, disse Whiting, que revelou que a polícia trabalha em conjunto com o serviço secreto para identificar potenciais ameaças terroristas e se prepara para o “pior dos cenários”.
Whiting explicou que as forças de segurança traçaram planos para enfrentar situações parecidas com os atentados de bomba em 2008 e o ataque de Anders Breivik na Noruega em 2011.
“Os espectadores poderão ver policiais armados na zona, como também em Wimbledon, mas não terão soldados patrulhando as ruas”, explicou.
A segurança é uma das principais preocupações do Reino Unido na Olimpíada, que terá um orçamento de 700 milhões de euros e 42 mil pessoas envolvidas com os Jogos.