Federação confirma "grupo da morte" para vôlei masculino do Brasil em Londres

Do UOL, em São Paulo

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) confirmou, nesta terça, a composição dos grupos dos Jogos Olímpicos de Londres. Como era esperado, a seleção masculina caiu junto de Rússia, Estados Unidos e Sérvia, o “grupo da morte” da competição.

"O grupo B [do Brasil] é bem mais forte que o A, mas a gente já imaginava que isso poderia acontecer, pois a Grã-Bretanha seria um dos cabeças-de-chave por ser o país-sede. Agora é trabalhar na Liga Mundial para chegar em Londres no máximo de nossa forma", disse Leandro Vissotto. 

A informação já havia sido divulgada pelo blog do Voloch, do UOL Esporte (leia mais aqui), na última segunda. A FIVB levou o seu ranking em consideração para separar as equipes. A Grã-Bretanha, dona da casa, encabeça o grupo A. Brasil e Rússia (1º e 2º do mundo) foram para a outra chave, enquanto Itália e Polônia (3º e 4º) vão enfrentar os donos da casa.

A serpentina segue assim, encaixando os países classificados nos grupos de dois em dois. Com isso, o Brasil terá três rivais de peso pela frente antes de chegar à fase mata-mata da competição, além de Alemanha e Tunísia. Do outro lado, a grande favorita é a Polônia, que enfrenta Itália, Argentina, Bulgária, Austrália e a Grã-Bretanha.

"Com certeza o nosso grupo é o mais difícil, pois conta com pelo menos outros três fortes candidatos à medalha de ouro. Mas nós gostamos de desafios e isso só irá aumentar nossa motivação para chegarmos a Londres bem preparados", disse Rodrigão. 

Entre as meninas a divisão foi mais equilibrada. Segunda do mundo, a seleção brasileira vai encarar os Estados Unidos, time que derrotou na final olímpica há quatro anos. China, Sérvia, Turquia e Coreia do Sul completam o grupo B. A Rússia, carrasca recente do Brasil, ficou na chave A com Japão, Itália, República Dominicana, Argélia e Grã-Bretanha.

Nos dois gêneros, o sistema de classificação é o mesmo. Na primeira fase, todos os times jogam entre si e os quatro primeiros se classificam para a fase de mata-mata, que leva até a decisão olímpica. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos