Diretor de "Quem quer ser um milionário?" prepara cenas campestres para abertura de Londres-2012

Das agências internacionais, em Londres (ING)

  • AFP PHOTO / LONDON 2012

    Comitê Organizador apresentou uma maquete com os primeiros detalhes da cerimônia de abertura

    Comitê Organizador apresentou uma maquete com os primeiros detalhes da cerimônia de abertura

O Estádio Olímpico de Londres se converterá em um "campo britânico" durante a cerimônia de abertura dos Jogos, chamada de Isles of Wonder (Ilhas da Maravilha, em tradução livre) e programada para o dia 27 de julho. Os detalhes foram revelados por Danny Boyle, diretor artístico do espetáculo, durante evento em que foi apresentada uma maquete de como ficará o grande palco.

ENQUANTO ISSO, NA FESTA DE ENCERRAMENTO...

  • EFE

    A ideia de fazer da música britânica a grande protagonista da festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 pode levar os organizadores a convocarem bandas de peso, que representem diferentes gerações, para participar do evento no dia 12 de agosto. Segundo a imprensa inglesa, o line-up da cerimônia deve contar com The Who, George Michael, Take That e Emeli Sandé.

Comandados por Boyle, cerca de 10 mil voluntários recriarão cenas campestres na primeira parte da cerimônia, que contará com animais e paisagens rurais clássicas do Reino Unido. Serão pelo menos 30 ovelhas, 12 cavalos, três vacas, duas cabras, 10 galinhas, 10 patos, nove gansos e três cachorros. A fase inicial do espetáculo, que até agora teve pouco detalhes revelados, será intitulada “verde e agradável”.

“Queremos recriar uma imagem de nós mesmos como nação”, afirmou Boyle, que pediu ajuda das enfermeiras do Sistema Nacional de Saúde britânico para algumas cenas da cerimônia. O diretor disse ainda que “o melhor modo de contar uma história é trabalhar com gente comum”.

Após 157 ensaios, Boyle afirmou que foi surpreendido pela dedicação dos voluntários que participarão da cerimônia. “Eles são a verdadeira encarnação do espírito olímpico. Representam o melhor de nós como nação”, descreveu o britânico, diretor de filmes premiados como “Quem quer ser um milionário?” e “Trainspotting – Sem limites”.

A cerimônia ainda marcará a inauguração de um sino, que segundo os organizadores é o maior da Europa, com 27 toneladas. O primeiro badalo do sino marcará o início do evento de abertura dos Jogos de Londres.

Além das cenas campestres, Boyle já adiantou que a cerimônia também recriará obras do dramaturgo britânico William Shakespeare. A festa, inclusive, teve sua temática baseada na obra "A Tempestade", do artista.

A expectativa é que cerca de 1 bilhão de pessoas assista à cerimônia, pela TV, ao redor do mundo. O custo total do evento ficará em 27 milhões de libras (cerca de R$ 85 milhões).

UOL Cursos Online

Todos os cursos