Governo federal garante novo autódromo no Rio e encerra polêmica do Parque Olímpico de 2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O governo federal e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) chegaram a um acordo nesta quinta-feira a respeito da polêmica sobre o fechamento do Autódromo de Jacarepaguá para a construção do Parque Olímpico da Rio 2016. Em uma reunião no Palácio do Planalto, ministros se comprometeram a pagar a construção de um novo autódromo no Rio para que a obra da principal estrutura da Olimpíada de 2016 comece sem problemas.
 
A CBA já tentou suspender por várias vezes o início da obra do Parque Olímpico porque alegava que a construção inviabilizaria a prática do automobilismo no Estado do Rio de Janeiro. O Parque Olímpico será construído na área que hoje é ocupada pelo Autódromo de Jacarepaguá. Com a construção, o autódromo terá de ser fechado e, segundo a CBA, o automobilismo seria prejudicado.

OBRA CONTESTADA

  • A construção do Parque Olímpico para a Rio-2016 já foi contestada na Justiça. Em janeiro, uma liminar impediu a licitação da obra, considerada a mais importante para a Olimpíada.

 
Preocupada com o assunto, a CBA procurou o governo e chegou a assinar um termo de compromisso com autoridades. Pelo termo, governo federal, estadual e Prefeitura do Rio se comprometiam a só fechar o autódromo quando um outro local para corridas estivesse pronto.
 
A promessa do novo autódromo, porém, não saiu do papel e as obras no Parque Olímpico precisam começar. Essa situação causou nova indisposição entre a CBA e o governo do Rio de Janeiro. Diante disso tudo, o governo federal precisou intervir.
 
Nesta tarde, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a ministra do Planejamento Miriam Belchior; e o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO) se reuniram o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro. Também participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Régis Fichtner; e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
 
Na reunião, os ministros fizeram duas promessas para liberar a obra no Parque Olímpico. A primeira é que o governo federal vai repassar ao governo do Rio de Janeiro os recursos necessários para a construção de um novo autódromo, em Deodoro, Zona Oeste do Rio. A segunda é que o Ministério do Esporte fará um projeto para a obra até o final do ano. Assim, ela deve ser licitada ainda em 2012 e a construção da pista deve começar em 2013.
 
Satisfeito com os compromissos, Pinteiro disse após a reunião que concorda que as obras no Parque Olímpico comecem o quanto antes. Ele só ressaltou que, até a obra do novo autódromo ter sido contratada, a pista, os boxes e as arquibancadas de Jacarepaguá precisam ficar abertas.
 
Após a licitação, o presidente da CBA afirmou que concorda até que a cidade do Rio de Janeiro fique sem autódromo temporariamente, enquanto o Parque Olímpico é construído e a pista de Deodoro não fica pronta. Para isso, os governantes precisarão ajudar a patrocinar a realização de corridas de campeonatos do Rio de Janeiro fora da cidade.
 
“Já conversamos com o prefeito sobre essa possibilidade”, explicou Pinteiro, após a reunião com os ministros. “Se o governo patrocinar, podemos fazer corridas do campeonato do Estado do Rio de Janeiro em uma pista de Minas Gerais. Não podemos ser tão irredutíveis.”
 
Ainda não foi divulgado quanto custará o novo autódromo do Rio.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos