Confederação de Desportos no Gelo promete ir à Justiça para disputar eleição contra Nuzman

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo

  • Ira Wyman/Folha Imagem

    Ex-atleta de bobsled, Eric Maleson é o atual presidente da CBDG

    Ex-atleta de bobsled, Eric Maleson é o atual presidente da CBDG

Prevista para o último trimestre deste ano, a eleição para a presidência do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) no quadriênio 2013-2016 ainda pode ter um opositor a Carlos Arthur Nuzman. Isso porque a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) pretende entrar na Justiça para fazer valer a candidatura de Eric Maleson, seu atual presidente.

OPOSITOR DE NUZMAN ENFRENTA DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES

  • Ira Wyman/Folha Imagem

    Presidente da presidente da CBDG, Eric Maleson batalha para tornar legítima sua iniciativa de concorrer com Nuzman ao comando do COB. No entanto, o dirigente enfrenta denúncias de irregularidades dentro de sua própria entidade.

Na última segunda-feira (30), data limite para o registro de chapas no COB, a entidade divulgou um comunicado informando que Nuzman havia sido o único a se declarar para o pleito. No entanto, a CBDG tem registrado o ofício de candidatura de Maleson, documento a que o UOL Esporte teve acesso.

Segundo o estatuto do COB, uma chapa precisa de dez assinaturas de presidentes de confederações brasileiras para poder ser registrada. No comunicado que informa a candidatura de Nuzman, o Comitê afirma que o atual presidente conta com o apoio de 28 das 30 entidades que têm direito a voto na eleição.

Uma das únicas duas confederações que não aparece na lista de apoiadoras de Nuzman é justamente a CBDG, que alega que as 28 assinaturas foram colhidas em uma reunião extraoficial, ou seja, que não fazia parte da pauta do COB.

“É o que ele (Nuzman) sempre faz. Marca reunião no subsolo, no escuro, de madrugada...”, disse Miguel Perez, coordenador técnico da CBDG, em contato com o UOL Esporte.

CBTM TAMBÉM NÃO APOIA

Além da CBDG, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa é a única que não manifestou apoio à reeleição de Nuzman. Segundo Miguel Perez, ela também não foi convidada para a reunião de lançamento da candidatura. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, a CBTM afirmou que deve se manifestar na sexta-feira.

“Nós vamos tomar as medidas cabíveis. Já acionamos nossos advogados. Eles se aproveitaram da nossa ausência na reunião para lançarem candidatura”, completou o dirigente, confirmando que a CBDG pretende ir à Justiça para validar a candidatura de Maleson.

Além das 30 confederações brasileiras, os três membros natos do COB têm direito a voto. Dois deles são Carlos Arthur Nuzman e André Gustavo Richer, titular e vice na chapa que tentará a reeleição do atual presidente, que está no poder desde 1995.

O terceiro dos membros natos é João Havelange, internado desde março no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, vítima de um surto infeccioso no tornozelo direito. Segundo o comunicado divulgado pelo COB, o ex-presidente da Fifa também é favorável à reeleição de Nuzman.

O UOL Esporte tentou entrar em contato com o COB para repercutir a candidatura de Maleson mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

DOCUMENTO DA CANDIDATURA

  • Reprodução

    UOL Esporte teve acesso ao ofício da candidatura de Eric Maleson à presidência do COB

UOL Cursos Online

Todos os cursos