Prêmio do 1º ouro da maratona olímpica e mais relíquias serão leiloadas em Londres

Do UOL, em São Paulo

Um leilão na cada especializada Christie’s vai reunir algumas das principais relíquias olímpicas de que se tem notícia.

Na próxima quarta, a casa em Londres vai bater o martelo e vender itens como uma taça de prata dada a Spiridon Louis, o ganhador da primeira maratona da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, em Atenas, em 1896.

O item é a cereja do bolo de uma coleção que vai além disso. Pôsteres de diversas edições dos Jogos também estão na lista de objetos que serão vendidos.

Entre eles está um que promove a Olimpíada de 1956 na Suécia, em Estocolmo. Essa edição, na verdade, aconteceu em Melbourne, na Austrália, mas as provas de hipismo foram na Europa para que o período de quarentena dos cavalos não fosse tão grande.

Outra relíquia desejada é a coleção de medalhas e itens olímpicos que pertenceu a Harold Abrahams. O britânico venceu os 100 m rasos nos Jogos de Paris-1924 e, mais que isso, inspirou o filme "Carruagens de Fogo", um clássico no quesito esporte no cinema.

A casa londrina ainda inclui, por fim, tochas usadas nos revezamentos de diversas edições da Olimpíada, entre elas a de Moscou, em 1980, e a de Barcelona, em 1992.

Os preços variam de acordo com o item desejado e os interessados podem se cadastrar e até fazer propostas pela internet. De quebra, o leilão ainda é mais uma forma de promover a próxima edição dos Jogos, que acontecerá em Londres, em julho e agosto deste ano. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos