Grand Prix garante Camilo e encaminha Portela para Londres; saiba a situação dos brasileiros

Do UOL, em São Paulo

  • Flávio Florido/UOL

    Mesmo sem lutar no Grand Prix de Dusseldorf, Tiago Camilo garantiu vaga na Olimpíada de Londres

    Mesmo sem lutar no Grand Prix de Dusseldorf, Tiago Camilo garantiu vaga na Olimpíada de Londres

Restando somente duas competições que valem pontos para o ranking mundial – e, consequentemente, para a classificação olímpica – o Grand Prix de Dusseldorf foi importante para dois brasileiros. Tiago Camilo, mesmo sem participar da competição, carimbou seu passaporte para Londres, enquanto Maria Portela deu um passo importante rumo à vaga.

Com o ombro machucado, Camilo não foi à Alemanha. Mas o brasileiro contou com a derrota do seu compatriota Hugo Pessanha, que perdeu logo em sua segunda luta, para garantir a ultrapassagem sobre o concorrente direto à vaga para a Olimpíada deste ano.

MAIS SOBRE O GRAND PRIX ALEMÃO

  • A medalha de prata de Maria Portela (foto) e a derrota de Hugo Pessanha foram os destaques da competição no domingo.

Na atualização do ranking oficial da Federação Internacional de Judô, que será divulgado na terça-feira, Pessanha seguirá na frente de Camilo.

Porém nenhum dos dois irá ao Pan-americano, que será disputado em abril em Monteral (Canadá). Como Pessanha teria pontos a defender, Camilo aparecerá na sua frente ao fim da competição, a última que valerá pontos para o ranking antes da Olimpíada.

O Grand Prix alemão também foi importante para Maria Portela, que ficou com a medalha de prata na competição. A brasileira, que luta na categoria até 70 kg – uma das duas únicas em que o Brasil ainda não tem vaga garantida para Londres – somou 120 pontos e, em troca, descartou um resultado de 60.

Mesmo assim, a judoca ainda terá de ultrapassar uma adversária no ranking para garantir a vaga. Sua primeira chance para isso será na Copa do Mundo da Polônia. Mariana Silva, que está na briga pela classificação na mesma categoria, também vai lutar na competição.

A outra categoria em que o Brasil ainda não tem vaga garantida é no masculino até 60 kg. Felipe Kitadai e Breno Alves precisarão de um bom resultado no Pan-americano para conseguirem a classificação.

Em todas as outras categorias, o Brasil já tem um judoca garantido em Londres-2012. A única indefinição fica no masculino até 100 kg, categoria em que Leonardo Leite e Luciano Corrêa brigam para ser o representante do país na competição.

UOL Cursos Online

Todos os cursos