Londres cerca tocha olímpica de cuidados e fará seu desembarque em uma base militar

Da Reuters

Em Londres (Inglaterra)

A tocha olímpica, um dos principais símbolos dos Jogos, receberá cuidados especiais de segurança na sua chegada ao país-sede da edição de 2012.

O desembarque da tocha em solo britânico está agendado para 18 de maio, e ele ocorrerá em uma base militar, a Royal Naval Air Station Culdrose, situada em Cornwall, condado no sul da Inglaterra.

Na sequência, terá início a corrida de revezamento pela Grã-Bretanha até a chegada da tocha ao Estádio Olímpico para a cerimônia de abertura, no dia 27 de julho.

Autoridades inglesas têm demonstrado constante atenção com o tema segurança. Atentados terroristas e protestos públicos estão no topo da lista de preocupações.

Nas duas Olimpíadas anteriores (Atenas-2004 e Pequim-2008), a tocha desembarcou em aeroportos comerciais das capitais grega e chinesa, respectivamente.

Nos Jogos chineses, vários protestos, muitos pedindo a independência do Tibete, marcaram o revezamento da tocha. Faixas de protesto contra o governo foram exibidas, e ativistas chegaram a ser presos.

No dia 10 de maio, a tocha será acesa em uma cerimônia na cidade de Olímpia, na Grécia, o berço dos Jogos Olímpicos, antes de viajar rumo a Londres.

O revezamento terá duração de 70 dias e percorrerá aproximadamente 12.800 quilômetros pelo país anfitrião, visitando 1.018 cidades. Os meios de transporte que conduzirão a tocha incluem barco, trem, moto e até balão.

Oito mil pessoas carregarão o fogo olímpico, que passará, além da Inglaterra, por Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e também pela capital da Irlanda, Dublin, que não integra o Reino Unido.

UOL Cursos Online

Todos os cursos