Dossiê da polícia sobre segurança em Londres-2012 é esquecido em trem

Do UOL, em São Paulo

A polícia de Londres cometeu uma gafe que pode comprometer a segurança dos Jogos Olímpicos de 2012.

Segundo o tabloide The Sun, um oficial esqueceu, em um trem local, um dossiê com detalhes da operação antiterrorista para a competição, que continha estratégias, atas de reuniões e até telefones de alguns oficiais. 

O caso tornou-se público nesta terça. Segundo o tabloide, um dos usuários do sistema encontrou os documentos e os encaminhou ao The Sun, que repassou os arquivos à polícia. As autoridades disseram que já sabiam do incidente. 

"Um oficial perdeu sua mala contendo alguns documentos. Ele reportou as perdas. A diretoria de procedimentos profissionais foi informada, como é rotina", disse um porta-voz da polícia metropolitana de Londres, que minimizou a importância dos documentos. 

Segundo o jornal britânico, o conteúdo inclui os relatos de várias reuniões que definiram a política de segurança para os Jogos Olímpicos. Na lista das informações que vazaram estão descrições de procedimentos de emergência, a localização dos agentes e até os telefones de oficiais britânicos. 

Curiosamente, a informação sobre o vazamento ocorre dias depois de o presidente do Comitê Organizador Local, Sebastian Coe, dizer à revista alemã Der Spiegel: "Nossos Jogos estarão sob maior ameaça do que qualquer outro na história. É uma questão de quão concentrada será a presença da segurança, de parecer enorme". 

Lamentavelmente, a história dos Jogos em Londres está intimamente ligada ao terrorismo. Em 2005, a capital britânica sofreu seu maior atentado da história quando bombas explodiram no metrô e em um ônibus da cidade, exatamente um dia depois da escolha da sede da Olimpíada de 2012.

UOL Cursos Online

Todos os cursos