Ar poluído de Londres pode afetar atletas durante os Jogos, dizem especialistas
Do UOL, em São Paulo
-
Anthony Charlton/AFP
Vista aérea do Estádio Olímpico de Londres, no leste da capital inglesa, palco principal dos Jogos de 2012
- AOS 20 ANOS, JADE BARBOSA SE VÊ MAIS MULHER PARA OS JOGOS DE LONDRES
- BRASIL LEVA 2 OUROS E 4 BRONZES EM TORNEIO COM A NATA DO JUDÔ MUNDIAL
A poluição de Londres pode ser um dos problemas dos Jogos Olímpicos de 2012. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal The Independent, uma inversão de temperatura durante a competição poderia expor os atletas a uma quantidade de gases tóxicos exagerada, que causariam problemas de respiração sérios.
O problema, segundo a publicação, é o acúmulo de dióxido de nitrogênio e de ozônio. As duas substâncias fariam do ar de Londres uma arma em potencial contra a saúde e o desempenho dos atletas. Essas condições ficariam ainda piores se houvesse uma alteração grande de temperatura, que deixaria os gases mais próximos das pessoas.
“Se essa mudança rápida acontecer, vamos ter altos índices de ozônio e dióxido de nitrogênio, e isso pode causar tosse, falta de ar e outros problemas”, diz sir Malcolm Green, porta-voz da Associação Britânica de Cuidado ao Pulmão, que ressalta que os efeitos são piores em esportistas, que aspiram maiores quantidades de ar.
O problema está longe de ser uma novidade para Londres. A cidade está bem próxima dos limites de poluição estabelecidos pela União Europeia. Se ultrapassá-los, a capital da Inglaterra terá de pagar uma multa de 300 milhões de libras (R$ 818 milhões).
“Se tivermos azar, nós vamos ter uma publicidade ruim por conta da qualidade do nosso ar. Atletas como maratonistas e ciclistas precisam respirar muito. Se é um dia de poluição muito alta, eles vão aspirar muitos gases tóxicos. Eles podem sentir dores no peito e até terem de ser medicados”, disse Frank Kelly, professor de saúde ambiental no King’s College, de Londres.
Bem crítico à postura da prefeitura de Londres, que foca suas ações de contenção em médio e longo prazo, o Independent compara a situação ao que aconteceu em Pequim, em 2008. Preocupados com a qualidade do ar de sua capital, os chineses fizeram uma grande campanha antes dos Jogos retirando das ruas os veículos que mais poluíam e fechando temporariamente as fábricas da região metropolitana.