Jade e Zanetti confirmam favoritismo e conquistam ouros no Pré-Olímpico de ginástica

Do UOL, em São Paulo*

  • Felipe Rocha/UOL

    Jade Barbosa mostra o ouro conquistado por ela na final de salto do Pré-Olímpico de ginástica

    Jade Barbosa mostra o ouro conquistado por ela na final de salto do Pré-Olímpico de ginástica

O Brasil conquistou nesta quinta-feira duas medalhas de ouro em provas individuais do Pré-Olímpico de ginástica artística disputado em Londres. Jade Barbosa, no salto feminino, e Arthur Zanetti, nas argolas, confirmaram o favoritismo que tinham e venceram suas decisões. Daniele Hypolito, também no salto, terminou na quarta colocação.

Jade entrou na final do salto como favorita, mas poderia demonstrar fragilidade por conta das duas quedas sofridas por ela ontem na trave, que quase tiraram a vaga olímpica da equipe brasileira. Após as falhas, a ginasta chorou muito e agradeceu a Daniele Hypolito, que tirou uma boa nota no aparelho e assegurou a classificação do grupo verde-amarelo.

Ignorando a pressão pelos erros do dia anterior, Jade, que na quarta-feira já havia obtido a maior nota no salto entre todas as competidoras, repetiu a dose e assegurou o primeiro ouro do Brasil no Pré-Olímpico de Londres com a nota 14,799. Na mesma final, Daniele Hypolito quase subiu ao pódio, mas terminou na quarta colocação (14,066 pontos). As medalhas de prata e bronze ficaram com a israelense Valeriia Maksiuta (14,600) e com a holandesa Wyomi Masela (14,183), respectivamente.

A medalha empolgou a brasileira, que já mira resultado semelhante nos Jogos Olímpicos. “Ganhar uma medalha num ginásio que vai ter uma Olimpíada é muito bom, é algo positivo e te dá uma esperança, uma sensação de que é meio caminho andado”, avaliou Jade, que apontou a americana McKaila Maroney, a alemã Oksana Chusovitina e a vietnamita Phan Ti Há Than como principais adversárias na briga pelo pódio em Londres. “Se eu conseguir fazer um salto mais difícil do que o atual, já estarei acima delas. Então, tenho que trabalhar para conseguir fazê-lo.”

Em seguida, na última disputa do dia, Arthur Zanetti assegurou o segundo ouro do Brasil em Londres ao confirmar seu favoritismo nas argolas. Prata no Mundial da categoria em 2011 (resultado que lhe garantiu uma vaga olímpica) e melhor do aparelho nas eliminatórias de terça-feira, o brasileiro somou 15,533 pontos e subiu ao lugar mais alto do pódio. A prata ficou com o italiano Matteo Morandi (15,433) e o bronze foi para o porto-riquenho Tommy Ramos (15,100).

As finais por aparelhos não têm validade classificatória para a Olimpíada e estão servindo apenas como teste da infraestrutura da arena North Greenwich, mesmo local onde serão disputadas as provas de ginástica artística durante os Jogos. Nesta sexta-feira, Daniele e Daiane dos Santos estarão na decisão do solo feminino.

Também na sexta, serão disputadas as provas de trampolim classificatórias para Londres-2012, e a brasileira Giovana Venetiglio compete. Por fim, na semana que vem, o Pré-Olímpico definirá as últimas classificadas da ginástica rítmica, sem presença do Brasil

*Colaborou Felipe Rocha, em Londres (ING)

UOL Cursos Online

Todos os cursos