Ginasta búlgaro de 38 anos se classifica e disputará sua sexta Olimpíada, um recorde

Da Reuters

Em Londres (ING)

  • Adrian Dennis/AFP

    O búlgaro Jordan Jovtchev, que disputará em Londres, aos 39 anos, sua sexta Olimpíada

    O búlgaro Jordan Jovtchev, que disputará em Londres, aos 39 anos, sua sexta Olimpíada

Jordan Jovtchev fará história dentro de alguns meses nos Jogos Olímpicos de Londres. O ginasta búlgaro soube nesta quarta-feira, dia seguinte ao encerramento da competição por equipes masculinas no Pré-Olímpico realizado na capital londrina, que conseguiu uma vaga para disputar sua sexta Olimpíada.

Jovtchev tem 38 anos (fará 39 em fevereiro) e será o único ginasta a ostentar seis Jogos Olímpicos no currículo. Ele estreou em Barcelona-1992, aos 19 anos, e esteve em Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.

A classificação de Jovtchev (23° colocado na disputa do individual geral no Pré-Olímpico), divulgada após cálculos da Federação Internacional de Ginástica, mais que demonstrar sua longevidade em um esporte em que os atletas costumam se aposentar bem antes dos 30 anos, dá fôlego à modalidade em seu país.  

“Eu estou na ativa para ajudar a federação da Bulgária. Se temos um ginasta nos Jogos Olímpicos, então teremos um técnico, um massagista, médicos... nos Jogos Olímpicos”, disse o veterano atleta, ele próprio o presidente da entidade que controla a ginástica em seu país.

“Sem um representante masculino na Olimpíada, seria duro para a federação sobreviver”, concluiu, expondo um cenário pouco otimista em relação aos investimentos búlgaros na ginástica, o que gera risco constante de desemprego.

De acordo com seu treinador, Krasimir Dunev, que como atleta foi colega de Jovtchev nos Jogos de 1992 e 1996, a idade não o impede de continuar competitivo. “Eu estava preocupado, queria saber como ele (Jovtchev) iria contra essa nova safra. E ele foi melhor do que muitos deles.”

Jovtchev, que tem, por exemplo, 20 anos a mais que Arthur Nory (um dos representantes do Brasil no Pré-Olímpico), é especialista nas argolas, e deve se apresentar em Londres-2012 apenas nesse aparelho. Ele tem quatro medalhas olímpicas (uma de prata e três de bronze).

UOL Cursos Online

Todos os cursos