Vídeos

Atletas brasileiros conseguem índice na Rio-2016 graças à mudança da Iaaf

REUTERS/Phil Noble
Geisa Arcanjo durante a Olimpíada de Londres, quando conquistou o 7º lugar imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo

O Brasil foi beneficiado por mudanças de índices olímpicos aprovadas pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) e divulgadas no último dia 10 de dezembro. Com a alteração, atletas brasileiros que não tinham índice para a Rio-2016, conquistaram as marcas necessárias para tentar vaga nos Jogos Olímpicos.

Geisa Arcanjo, atleta do arremesso de peso do Brasil, que ficou em sétimo lugar na Olimpíada de Londres está qualificada para os Jogos do Rio de Janeiro. Keila Costa também poderá competir no salto triplo. Ela já tinha índice para o salto em distância, modalidade pela qual foi bronze no Mundial de Doha, em 2010.

A disputa por uma vaga na maratona também ganhará concorrentes. Com a mudança, mais quatro atletas brasileiros conquistaram o índice, apesar do Brasil poder ter apenas três no feminino e três no masculino. Com os novos números da Iaaf, o país tem 10 homens qualificado e mais seis mulheres.

A Iaaf decidiu mudar alguns índices olímpicos já para os Jogos do Rio. O motivo, segundo informou a entidade, é ter mais atletas qualificados para o evento. O Brasil ainda pode ter mais nomes na disputa por vagas em 2016, já que o prazo para conseguir índice para a maratona é 6 de maio de 2016. 

O Brasil tem 41 vagas garantidas no atletismo, incluindo os revezamentos. Os 4x100m e 4x400m masculino e feminino já estão classificados, mas as equipes ainda não foram definidas. Além disso, 28 atletas conseguiram índice para 30 provas (Ana Claudia Siva e Rosângela Santos obtiveram tempo nos 100 m e 200 m). As vagas nominais, no entanto, só serão garantidas se nenhum outro superar essas marcas. A data limite para conseguir índice olímpico é 11 de julho de 2016.

 

 

Topo