Vídeos

Atletas e cartolas brasileiros 'se espantam' com Parque Olímpico

 Ricardo Cassiano/Prefeitura do rio
Prefeito Paes posa com atletas e cartolas brasileiros em visita ao Parque Olímpico imagem: Ricardo Cassiano/Prefeitura do rio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Esta terça-feira (15) foi dia de estreia para um grupo de atletas e dirigentes olímpicos brasileiros. Um grupo de cerca de 40 deles pisou pela primeira vez na principal área de competições da Olimpíada de 2016: o Parque Olímpico do Rio.

O parque está em construção há mais de dois anos na zona oeste da capital fluminense e já está 95% concluído, segundo a Prefeitura do Rio. Todas suas nove arenas, com exceção do velódromo --a mais atrasada--, estão em fase de acabamento. Quatro delas foram visitadas por aqueles que, em 234 dias, estarão representando o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Atletas e cartolas estiveram na Arena do Futuro, que receberá as competições de handebol na Rio-2016, e depois no Centro Olímpico de Esportes Aquáticos, Arena Carioca 1 e no Centro Olímpico de Tênis. Foram guiados pelo prefeito Eduardo Paes e pelo presidente do Comitê Organizador Rio-2016 e do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Carlos Nuzman.

Daniele Hypolito foi uma das atletas que esteve na visita ao Parque Olímpico. A ginasta treina diariamente em uma arena dentro do espaço, mas nunca havia caminhado pelo local para conhecer outros equipamentos esportivos. Disse estar espantada com as obras.

"Fiquei surpresa. Estou aqui todo dia, mas não tinha noção que era tudo isso. Vai ficar tão bonito quanto o de outras Olimpíadas e o melhor é que já existe um plano de legado", afirmou ela, depois de assistir a uma apresentação do prefeito sobre o futuro do parque após a Rio-2016.

O diretor-geral da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), Ricardo Trade, também esteve no Parque Olímpico pela primeira vez. Achou o espaço "fantástico".

Trade trabalhou no comitê de candidatura do Rio à sede dos Jogos de 2016. Disse que, mesmo conhecendo há anos os planos da cidade para o Parque Olímpico, não imaginava que o local ficaria tão bonito e funcional como já está hoje.

Nuzman ratificou que a construção do parque está avançando dentro do esperado. Disse ainda que a visita dos atletas foi importante para que eles conheçam a área e estejam mais tranquilos em 2016, quando estarão no local para competir. "Como ex-atleta e dirigente, sempre achei importante fazer um reconhecimento antes de qualquer competição."
 

Topo