Vídeos

Kobe reforça desejo por adeus no Rio-2016 e brinca: Não sou Benjamin Button

Stephen Dunn / AFP
Aos 37 anos, ala-armador já disse que encerra carreira em 2016 imagem: Stephen Dunn / AFP

Do UOL, em São Paulo

Kobe Bryant, ala-armador do Los Angeles Lakers, já anunciou que se aposentará do basquete ao fim da temporada 2015/2016 da NBA. No entanto, como último ato, o astro quer disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal espanhol As, Kobe reforço o desejo de disputar mais uma Olimpíada. A meta, segundo ele, é repetir as medalhas de ouro conquistadas em Pequim (2008) e Londres (2012).

“É certo que eu gostaria de poder me despedir dos Jogos Olímpicos nos Jogos Olímpicos. Em Pequim, voltamos a ganhar o ouro para nosso país, e o mantivemos em Londres; agora, seria estupendo ter a oportunidade de poder defender essa medalha de ouro”, contou Kobe, que foi além.

“Humildemente, creio que todos temos o direito de defender aquilo que conquistamos. Se me chamarem, ficaria encantado de estar com meu país. Para mim, esta porta sempre estará aberta. Seria tão emocionante como foi recuperar esta medalha de ouro diante da Espanha de Pau Gasol na final em Pequim”, recordou.

Aos 37 anos, Kobe afirmou ter sido difícil tomar a decisão de parar de jogar basquete. O camisa 24 joga na NBA desde 1996, quando foi selecionado pelo Charlotte Hornets no draft e trocado.

“O dia a dia é duro. Não tinha clara (a decisão) antes de começar a temporada, porque é uma decisão dura de ser tomada. Mas, como disse alguma vez, eu não sou Benjamin Button”, brincou, em referência à personagem do conto de F. Scott Fitzgerald, que fica mais jovem à medida em que o tempo passa.

“Não vou ser mais jovem, ninguém vai. Sabia que isso teria que acontecer antes ou depois. (A aposentadoria) foi parte de todo um processo”, completou.

Topo