Vídeos

Fã de Paraolimpíadas, garoto de 9 anos faz roteiro da família na Rio-2016

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Foi um susto para a especialista em sustentabilidade e governança corporativa Tarcila Reis Ursini, 35, quando o primogênito Vittorio escolheu o tema de seu aniversário de nove anos – a festa aconteceu em agosto de 2015. A primeira opção do garoto não foi um super-herói ou um desenho animado da moda, mas o esporte paraolímpico. Fã das disputas e dos atletas, ele participou da concepção da comemoração e definiu até características dos bonecos colocados para adornar a mesa. A paixão do garoto também vai influenciar a vida da família no próximo ano: ele foi o responsável por escolher os ingressos que os pais pediram para os Jogos Paraolímpicos Rio-2016.

“Foi sugestão do meu filho. Ele gosta muito de ver basquete de cadeirantes e natação”, contou Tarcila em entrevista por telefone. Vittorio, que estava ao lado da mãe durante a conversa, intercedeu: “Quero ver o Daniel Dias”, disse o garoto sobre o nadador de 27 anos e 16 medalhas em Jogos Paraolímpicos.

A paixão do garoto começou com o esporte convencional. Incentivado pelos pais, que são amantes do tema, Vittorio já era praticante e costumava acompanhar diferentes modalidades pela televisão. Foi pela tela que ele descobriu o esporte paraolímpico.

“Ele via na TV, e os atletas com deficiência o deixaram encantado. Ele é um menino bastante atento à necessidade do outro, e ele que nos chamava para ver. Ele achou incrível”, relatou Tarcila.

Foi por causa desse encantamento que Vittorio sugeriu o esporte como mote para a festa de aniversário. “Eu estranhei, mas ele disse que não existe nada mais incrível. Os atletas são grandes exemplos de superação. É bom para os meus amiguinhos pensarem um pouco e não ficarem reclamando das coisas”, disse a mãe.

Além da decoração inspirada em atletas paraolímpicos, a festa teve futebol com vendas e uma palestra de Eduardo Soares, deficiente visual e ex-integrante da seleção brasileira paraolímpica de judô.

“Todo mundo se encantou com o tema. Foram todas as crianças da sala dele. Alguns jogaram futebol, e o Eduardo sentou para conversar com as crianças antes. Tinha fila de crianças, e elas fizeram uma pergunta mais linda do que a outra”, disse Tarcila. “Acho que essa é uma geração bem mais sensível à condição do outro. Não teve uma repercussão negativa, e todo mundo lidou com muita naturalidade. Foi motivo de aprendizado para todo mundo, inclusive nas famílias – várias aproveitaram para conversar com as crianças sobre as necessidades. O Eduardo virou um ídolo”, completou.

Os eventos mais procurados até aqui na primeira fase de venda de ingressos dos Jogos Paraolímpicos Rio-2016 são natação, atletismo, cerimônia de abertura, basquete em cadeira de rodas e voleibol sentado (nessa ordem). As entradas têm preços entre R$ 10 e R$ 1.200, e as inscrições para o sorteio inicial de bilhetes vão até meia-noite desta quarta-feira (30). Interessados devem acessar o site oficial do evento, escolher as seções desejadas e aguardar o resultado da divisão, que ainda não tem data para ser divulgado.

Topo