Vídeos

Após invasão, Rio quer liberar arena olímpica para lazer antes dos Jogos

Divulgação / Brasil 2016
Centro de Canoagem Slalom começa a receber água meses antes da Olimpíada imagem: Divulgação / Brasil 2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A invasão de um grupo de crianças ao rio artificial em construção para as competições de canoagem da Olimpíada de 2016 não desagradou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Muito pelo contrário. Segundo o UOL Esporte apurou, o prefeito vibrou com a ocupação do espaço por jovens moradores em busca de diversão, ainda que tenha ficado preocupado com a segurança deles.

Paes já defendeu publicamente a transformação do Centro Olímpico de Canoagem Slalom numa grande área de lazer após a Olimpíada. Chegou a ser criticado por isso por canoístas e dirigentes esportivos. A invasão do espaço por jovens do subúrbio, entretanto, foi para o prefeito um sinal de que seu plano está correto. Por isso, o projeto pode até ser antecipado.

Paes está estudando a possibilidade de abrir já neste verão o rio artificial em construção para o uso recreativo da população. Depois de o espaço ser ocupado por crianças atrás de refresco, ele pode virar um grande piscina pública ainda antes do início da Olimpíada de 2016.

A entrega da obra do rio está marcada só para o início de 2016. Em novembro, porém, o espaço já deve estar pronto para receber canoístas. No final daquele mês, o Comitê Organizador Rio-2016 realizará o local o evento-teste de canoagem slalom já visando à Olimpíada.

O rio artificial já começou a receber água. Ao todo, será preenchido por 25 milhões de litros de água, o equivalente ao volume de sete piscinas olímpicas.

O prefeito deve visitar o espaço neste domingo. Lá, é possível que anuncie sua intenção de abrir o local para o lazer ainda antes dos Jogos Olímpicos.

Independentemente disso, a prefeitura já determinou que a segurança da instalação seja reforçada. A invasão não pode se repetir pois há risco de acidentes.

Na terça-feira (22), segundo a Polícia Militar, crianças e adolescentes de comunidades de Deodoro, onde fica do rio artificial, entraram no local pulando muros e passando por buracos em grades. Quando os policiais, chegaram os moradores foram embora.

Topo