UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Pólo Aquático

Em Pequim, Hungria e Holanda entram para a história da modalidade

Fotos do ouro húngaro

27/08/2008 - 10h19

Húngaros conquistam o tri e holandesas vencem pela 1ª vez

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Hungria e Holanda deixaram marcados os seus nomes na história do pólo aquático nos Jogos Olímpicos. Os húngaros conquistaram o tricampeonato olímpico em Pequim e se igualaram ao Reino Unido como únicos países a conquistarem por três vezes seguidas o campeonato da categoria masculina da modalidade. Já a Holanda se sagrou campeã pela primeira vez na categoria feminina ao derrotar as favoritas norte-americanas na final.

A Hungria foi a grande potência olímpica do pólo aquático até 1970. Conquistou seis campeonatos, mas enfrentou um longo jejum até 2000. Nos Jogos de Sydney daquele ano, a equipe européia acabou com a seca ao vencer a Rússia na final. Quatro anos depois, levaram o bicampeonato nos Jogos de Atenas, batendo Sérvia e Montenegro (hoje dois países distintos) por 8 a 7 na decisão.

AP

[legendafoto.plain.html_reserved]

Holandesas desbancaram favoritas Austrália e EUA e levaram medalha de ouro inédita

Em Pequim, os bicampeões teriam a terceira chance de entrar para a história da modalidade por igualar o tricampeonato consecutivo do Reino Unido, que venceu as Olimpíadas de Londres-1908 (GBR), Estocolmo-1912 (SUE) e da Antuérpia-1920 (BEL). Bicampeões em Los Angeles-1932 (EUA) e Berlim-1936 (ALE), os húngaros falharam em Londres-1948. Assim como nos Jogos de Roma-1960 (ITA), já que vinham de conquistas em Helsinque-1952 (FIN) e Melbourne-1956 (AUS).

Dessa vez, a Hungria foi imbatível. Na estréia, porém, enfrentou uma pedreira logo de cara, a seleção de Montenegro. O embate foi duro e acabou empatado em 10 a 10. Daí para frente, os húngaros venceram todos os confrontos até a final, onde duelaram pelo ouro com os Estados Unidos. Os norte-americanos voltaram a disputar uma final do pólo-aquático após 20 anos, quando foram prata nos Jogos de Seul-1988 (CDS). O jogo foi equilibrado, mas no final prevaleceu a vontade húngara, que fez história com o placar de 14 a 10.

Ao contrário do favoritismo da Hungria no masculino, a Holanda não estava nem entre as três seleções com mais chance de subir ao pódio em Pequim na categoria feminina. Além de não ter nenhuma tradição no esporte, as holandesas não haviam participado nem mesmo da última edição olímpica, em Atenas.

O começo não foi nada animador, com duas derrotas, para Hungria na estréia e Austrália, em três partidas. Mesmo assim, a Holanda conseguiu a classificação às quartas-de-final. Na fase final veio a surpresa. Logo de cara, as holandesas eliminaram as atuais campeãs olímpicas, as italianas. A vitória deu moral à equipe, que passou à semifinal e devolveu a derrota sofrida na primeira fase para as húngaras. A coroação veio na decisão com uma vitória por 9 a 8 sobre as atuais campeãs mundiais, as norte-americanas. Esta foi a quarta edição do pólo aquático feminino em Olimpíadas. Em todas elas, nenhuma equipe conseguiu vencer por duas vezes seguidas.

Compartilhe: